Ilha do Corvo apoia natalidade com 1000 euros por nascimento

Data:

A vila do Corvo vai apoiar a natalidade com um subsídio de 1000 euros por nascimento, 100 euros mensais durante os primeiros três anos de vida e apoios à aquisição de manuais escolares no primeiro ciclo.
As propostas foram apresentadas em Assembleia Municipal pela coligação PPM/CDS-PP, e pretendem combater a tendência negativa da taxa de crescimento natural na mais pequena ilha dos Açores, que tem na vila do Corvo o único concelho.
“Entre 1998 e 2018, a taxa de crescimento natural só foi positiva em 2009 e 2012”, indica o PPM no comunicado, acrescentando que, entre 1998 e 2018, nasceram 63 crianças no Corvo e morreram 120 pessoas.
“Só não se registou um declínio populacional acentuado – que já está a ocorrer na generalidade das ilhas açorianas – porque a ilha acolheu centenas de pessoas oriundas de outras ilhas açorianas, de Portugal continental e mesmo do estrangeiro”, prossegue a nota enviada pelo partido que tem em Paulo Estêvão o deputado único no parlamento dos Açores.
Para contrariar a tendência será criado um regulamento municipal de incentivo à natalidade no único município da ilha, que prevê “a atribuição de um subsídio, de prestação única, no valor de 1000 euros, a atribuir logo após o nascimento”, e um “subsídio mensal, no valor de 100 euros, durante os três primeiros anos de vida”.
Foi, também, aprovada a comparticipação na aquisição de manuais escolares do 1.º ciclo do Ensino Básico através da “aquisição e cedência, por parte do município, a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico na ilha do Corvo, de manuais escolares e dos respetivos cadernos de atividades”, lê-se no documento.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.