A histórica Piódão recua até ao século XIX para recordar a Estrada Real

Data:

Uma viagem ao tempo das catraias da Estrada Real do Piódão é a proposta para os visitantes daquela Aldeia Histórica, a 6 e 7 de julho.

Neste que é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, o próximo fim-de-semana será de festa e animação, com o evento ‘As Catraias da Estrada Real do Piódão’, inserido no ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal.
Em Piódão, considerada a mais bela ‘Aldeia Presépio’ de Portugal, a iniciativa vai levar habitantes e visitantes a recuar até ao século XIX.
“Pelas paisagens de cortar a respiração da Serra do Açor, descobrimos, por entre sinuosos caminhos em comunhão com a natureza, a ‘Aldeia Presépio’, abrigada nos socalcos de uma encosta verdejante”, convida a associação Aldeias Históricas.
No século XIX, os almocreves transportavam, em carros e bois, produtos entre Coimbra e a Covilhã. Atravessavam a Estrada Real do Piódão, num percurso que tinha tanto de agreste e perigoso como de encantador.
Nesse tempo, as ‘catraias’ – os abrigos de apoio e pernoita na longa e sinuosa estrada – eram muitas vezes a salvação dos almocreves, que se socorriam daquelas primitivas áreas de serviço de pedra com restauração e repouso para tomarem uma sopa quente e terem uma muito desejada noite de sono.
“Mil e uma estórias e lendas guardam as catraias, lugar de repouso não só de almocreves, mas de outros viajantes e também animais, que não devem ficar sepultadas nas suas próprias ruínas”, defende a organização do evento.

Teatro, visitas guiadas e cozinha típica

É por isso que no fim-de-semana de 6 e 7 de julho, Piódão volta no tempo com atividades, teatralizações, atuações musicais e visitas guiadas em torno das estórias das ‘catraias’ da Estrada Real do Piódão.
Quem visitar a Aldeia Histórica do Piódão por estes dias é convidado a participar, por exemplo, numa caminhada pelos socalcos da eira de Piódão, a assistir a uma peça teatralizada e cortejo pelas ruas de Piódão dos viandantes da Estrada Real e suas ‘catraias’, showcookings que evocam antigas iguarias e a cozinha típica da região, entre outras atividades como música, animação de rua e jogos tradicionais, perfeitos para miúdos e graúdos.
Com entrada gratuita, a festa ‘As Catraias da Estrada Real do Piódão’ é uma oportunidade única para descobrir esta belíssima Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.
O ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa” teve início em Sortelha e vai percorrer as 12 Aldeias Históricas do país, sempre com um tema diferente em cada aldeia.
É promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município de Arganil, junta de freguesia do Piódão, associações e agentes económicos locais.
O ciclo ‘12 em rede – Aldeias em Festa 2019’ só termina em dezembro. Depois de Piódão, a festa segue para Linhares da Beira, nos dias 12 a 14 de julho; Marialva, de 19 a 21 de julho; Castelo Novo, de 26 a 28 de julho; Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.
Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.