Diretor-geral da FAO presente na Feira Raiana em Idanha-a-Nova

Data:

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Graziano da Silva, vai estar na Feira Raiana, que decorre entre 17 e 21 de julho em Idanha-a-Nova.

A Feira Raiana, cujo local de realização é alternado entre Portugal e Espanha, decorre este ano em Idanha-a-Nova, entre os dias 17 e 21 de julho, e vai receber o primeiro Congresso Mundial das Biorregiões e o Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS), cuja abertura oficial será feita pelo diretor-geral da FAO, Graziano da Silva e que conta também com a presença do secretário-geral da FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), Gilbert Houngbo.

“A FAO olhou para o nosso trabalho e lançou-nos o desafio de coorganizar, no âmbito da Feira Raiana, o primeiro Congresso Mundial das Biorregiões, que nunca se fez e que vai decorrer em Monsanto, e o Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis, com o apoio do FIDA”, revelou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O autarca deste município do distrito de Castelo Branco explicou que a 23.ª Feira Raiana vai seguir o caminho que sempre a norteou desde o início, ou seja, a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

“Este ano é a Idanha-a-Nova a organizar [o certame]. Foi neste âmbito que nasceu o Fórum de Inovação Rural, nas suas diferentes edições, foi também aqui que começámos o trabalho de adesão às biorregiões. Aderiu Idanha e Moraleja [Espanha] também está a dar passos nesse sentido”, afirmou.

Armindo Jacinto realça a preocupação das Nações Unidas com o desenvolvimento sustentável, o fomento da agroecologia, com os circuitos curtos de comercialização, a economia familiar e a produção biológica em territórios relevantes.

“Este é o grande desafio, muito ambicioso para Idanha-a-Nova. Sentimo-nos muito orgulhosos. O FISAS abre no dia 18 de julho e o diretor-geral da FAO estará presente, oficialmente, bem como o secretário-geral do FIDA. No dia 17, decorre o Fórum Mundial de Inovação Rural e depois a 19 teremos o Fórum Mundial das Biorregiões”, concluiu.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.