Associação Camponeses Minhotos organizou a 33ª festa do S. João em França

Data:

Clermont Ferrand “pátria da Michelin” tem uma Associação “Os Camponeses Minhotos” que há 33 anos promove a maior festa da Região de Auvergne, graças ao dinamismo do seu presidente João Veloso e da sua equipa associativa de garra e dos elementos do Rancho Folclórico.

Depois de Paris é aqui que se concentra a maior comunidade portuguesa e nesta Festa do S. João, onde a fogueira se avista a Km e o fogo de artifício é ponto de honra, estiveram presentes os deputados pela emigração Carlos Gonçalves do PSD e Paulo Pisco pelo PS e os conselheiros das Comunidades – Manuel Cardia Lima e o presidente da Associação que também é conselheiro e um dos “motores” desta festa o vimaranense João Veloso, bem como o cônsul honorário de Clermont Ferrand Isidoro Fartaria, natural e Stª Catarina da Serra- Fátima e empresário de materiais aditivos para cimento e hotelaria.

 

Maire de Clermont na recepção no “Hoteld e Ville” ladeado por Koão Veloso, demais autarcas e os deputados eleitos pela emigração ( Foto Didier Petit)

Tudo começa com o desfile da Praça Jaude para o “Hotel de Ville” onde o maire Olivier Bianchi os recebe juntamente com os deputados franceses, nomeadamente a luso francesa Christine Pires Beaune e a representante da Região o Auvergne Rhône-Alpes. Neste desfile que passa junto da imponente catedral, presentes os Grupos – Recordações de Portugal de Antibes, as mises da Region de France eleitas em festa na Associação Joana Silva e as damas de honor eleitas na cidade, bem como os deputados e o rancho Camponeses Minhotos. Depois desta recepção calorosa no salão nobre do Hotel de Ville à noite na Praça do 1º de Maio teve lugar por volta das 20H00 a actuação do Grupo de Concertinas, a banda Dub e pelo Grupo Folclorico Rosita e aqui a presença do Cônsul de Portugal em Lyon – Luís Brito Câmara os deputados o Cônsul Honorário. O Cônsul agradeceu o convite e felicitou João Veloso- presidente da Associação por organizar esta festa há mais de 33 anos, bem como pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo dos quase 40 anos de vida desta Associação ( que comemora em 2010) e salientou a natureza desta associação que com edifício próprio consegue manter “um espírito caloroso de amizade, de família e de lsuitanidade que em muito dignifica o movimento associativo em França”. Paulo Pisco agradeceu ao Maire de Clermont pelo apoio que tem demonstrado ao longo dos anos à Comunidade e à associação Camponeses Minhotos e há meia noite o tão esperado fogo de artíficio depois da actuação de Richy Halliday.

O maire na sua recepção no “Hotel de Ville” saudou a riqueza da cidade” pela sua diversidade e que Clermont cresceu e enriqueceu pela cultura de todas as Comunidades presentes na cidade como a portuguesa e que graças a isso a cidade é mais solidária e respeita as diferenças. No domingo dia mais de 20 mil pessoas assistiram ao festival e folclore depois dos grupos terem desfilado da Praça Delile para o Parque 1º de Maio e ai estavam a abrir o desfile os Grupo:- os Camponeses Minhotos, Recordações de Portugal de Antibes, Gergovia e Montbrison e Les Portugais de Rion e os Bombinhos de Malemort. Após o festival o baile pelo Grupo Musival Tops. Em 2020 a coisa promte. São 40 anos da Associação e os “Camponeses Minhotos” vão já promover uma gala dia 6 de Julho, ou seja uma grande festa à moda portuguesa. Joao Veloso agradeceu à sua equipa de 120 voluntários que metem esta festa de pé e refere que as Festas de S. João continuam abertas a todos pois a festa é de toda a Comunidade de Clermont- ferrand ou não fosse um minhoto tão bem integrado nesta cidade que o acolheu, os nasceram e cresceram os seus filhos e alguns seguindo a via da politica local como sua filha.

ANTÓNIO FREITAS ( TEXTO)

FOTOS: AE PRESSE – Didier PETIT
CRÉATION DE SITE – WEB – PHOTO
CERTIFIE GOOGLE STREET VIEW
VIDÉO – 360° – COMMUNICATION
06 33 23 50 49 – www.aepresse.com

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.