Caldas da Rainha quer integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco

Data:

A autarquia de Caldas da Rainha já submeteu a candidatura da cidade à rede de cidades criativas da Unesco.
A proposta “tem por base a cerâmica das Caldas, e que quer valorizar, e ver reconhecida mundialmente, a sua história e a actividade ímpar da produção artística e artesanal”, informa uma nota divulgada pela autarquia.
O comissário da Molda – Bienal de Cerâmica, João Bonifácio Serra, a professora Luisa Arroz, o director da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e o presidente do da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, são os responsáveis pela candidatura, cuja preparação implicou o desenvolvimento de várias iniciativas, parcerias e investigação científica, histórica e sociológica.
A trabalhar neste projeto esteve, desde 2015, uma equipa da ESAD, resultado de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e ainda a Associação Património Histórico (PH).

Caldas da Rainha

A equipa implementou diversas acções que conduziram ao projecto ‘Caldas, Cidade Cerâmica’ com o objectivo promover o conhecimento e a repercussão externa das atividades centradas na cerâmica realizadas nas Caldas e na região, envolvendo diversos tipos e dimensões da produção industrial, artesanal, utilitária, decorativa e artística.
Para a autarquia este processo representa a “recuperação e afirmação das origens da cidade, quer pelas águas – por se tratar de uma cidade termal – quer pelo barro”, os seus elementos identitários, e nos quais Caldas da Rainha quer apostar como factores diferenciadores no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED).
A Rede de Cidades Criativas foi criada pela Unesco em 2004 e procura desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificaram a criatividade como um factor estratégico de desenvolvimento sustentável.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.