Uma viagem de avião pode ser um desafio para os mais fanáticos por smartphones. Há exceção dos aviões com Wi-Fi, é impossível ter acesso às redes sociais, fazer chamadas telefónicas ou ver episódios de uma série. Dizem-nos que o telefone interfere com o equipamento eletrónico do avião. Será mesmo assim?
O vice-presidente do Instituto de Aviação Antanas Gustaitis da Universidade Técnica de Vilnius Gediminas, Darius Rudinskas, explica o motivo:“Os aviões modernos são projetados com componentes de alta tecnologia que são sensíveis a sinais telefónicos. Mas a percentagem desse tipo de aviões em operação é pequena. Os aviões mais antigos são equipados com tecnologia analógica e o sinal do telemóvel pode interferir com estes instrumentos de navegação e isso não é seguro. O mesmo para equipamentos digitais mais antigos” explicou Rudinskas.
Assim que se recebe uma chamada telefónica, o telemóvel procura conectar-se com a torre de telecomunicações mais próxima. Como as antenas das torres estão apontadas para Terra, à medida que se voa mais alto, o sinal fica cada vez mais fraco até desaparecer.
“Assim sendo nem sequer é uma possibilidade fazer chamadas quando voamos. Mas o telemóvel vai sempre tentar conectar-se com a torre, interferindo com os componentes técnicos do avião e com os auscultadores dos pilotos. Se existir alguns dispositivos a bordo é possível gerir essas interferências, mas se for centenas de telemóveis o cenário muda.”, acrescenta Rudinskas.
Assim, algumas companhias aéreas oferecem Wi-Fi durante o voo. O sinal é 20 vezes mais fraco do que o do telemóvel e a instalação de um router é mais fácil porque o sinal vem de satélite, e portanto não traz problemas para o cockpit. No entanto a proibição do uso do telemóvel para se efetuar chamadas também surge como uma solução de controlo dos passageiros.
Segundo o especialista, “o voo é baseado no controlo de massa. Quando banimos alguma coisa as pessoas são mais disciplinadas. Por isso as nossas restrições asseguram que todas as viagens são o mais seguras possíveis. Imaginemos que havia um aviso para apertar os cintos por causa da turbulência, mas todas as pessoas estavam ao telemóvel. A proibição torna a vida da tripulação mais fácil.”
Mas será que algum dia será possível fazer chamadas telefónicas enquanto voamos? Rudinskas duvida que tal possa vir a acontecer e que mesmo que o equipamento permita fazer chamadas, as companhias aéreas vão tentar evitar que as pessoas o façam.