Toda a gente sabe confecionar bifanas, disso não temos dúvida. Mas saberão fazê-las mesmo “à portuguesa”? Aqui fica a sugestão onde não falta nada, desde a folhinha de louro, ao colorau e até à banha para fritar, porque à portuguesa não há fruturas em manteiga. Agora que o fim de semana se aproxima e com bom tempo vá lá preparar umas bifaninhas para a praia…
INGREDIENTES
3 bifes porco/pernil cortados finos; 4 dentes de alho
2 folhas de louro; 1 colher de chá de colorau doce em pó; 1 xícara de vinho branco;
2 colheres de sopa de vinagre branco; 1 colher de sopa de banha de porco
mostarda a gosto; ½ xicara de vinho da Madeira a gosto; 3 pães rústico redondo para sanduíche;manteiga a gosto (para aquecer o pão); Sal e pimenta do reino a gosto
PREPARAÇÃO
Com um batedor de bife, bata os bifes para amaciar a carne e tornar as bifanas o mais fino possível. Tempere com sal e pimenta a gosto. Pique os dentes de alho em lâminas bem finas e junte às bifanas, adicione também a colorau doce, as folhas de louro, o vinagre, azeite, metade do vinho branco e reserve o restante. Mexa bem os temperos e vire os bifes, prove o sal. Corte os pães ao meio e passe a manteiga a gosto. Com a parte que está a manteiga virada para baixo, coloque em uma frigideira para esquentar e dar uma douradinha, vire os pães do outo lado e aqueça também. Corte os bifes ao meio ou do tamanho do pão. Na mesma frigideira aqueça a banha e coloque as bifanas para fritar sem a marinada, apenas as bifanas até ficarem douradas dos dois lados. Acrescente o restante do vinho branco, o vinho da Madeira e a mostarda, mexa bem e adicione à frigideira ainda com as bifanas.