Lisboa terá um Memorial da Escravatura junto ao Campo das Cebolas

Data:

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, a criação de um Memorial da Escravatura e de um centro interpretativo junto ao Campo das Cebolas.

A criação deste memorial, “com o objetivo de homenagear as vítimas e celebrar a abolição da escravatura e do tráfico de pessoas escravizadas”, foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Lisboa de 2017/2018, dá conta a proposta discutida em reunião pública do executivo.

Apesar de o proponente ter proposto outro local para a edificação do Memorial da Escravatura, o município considera que a zona do atual Campo das Cebolas tem uma “enorme carga simbólica”, devido “à ligação desta zona da cidade ao tráfico de pessoas escravizadas, onde decorria o mercado de escravos a funcionar nos séculos XVI e XVII”.

De acordo com a proposta, assinada pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto (PS), o projeto foi dotado inicialmente de uma verba de 100 mil euros. No entanto, “face à dimensão e importância da temática”, a câmara entende que a verba deve ser aumentada para 184.500 euros.

“A inexistência, em Lisboa, de qualquer monumento ou equipamento que evoque especificamente a relação histórica de Portugal com a escravatura e o tráfico de pessoas escravizadas é uma carência da cidade que deverá ser reparada. Pretende-se que recorra a uma linguagem artística contemporânea, conceptual e simbólica capaz de assegurar uma presença urbana e de representar a escravatura de uma forma ampla, incluindo as dimensões da memória, da resistência e dos legados e continuidades históricas, estabelecendo a ligação entre passado e presente, dotada de uma natureza interativa e participativa, que interpele e convoque à reunião, à espiritualidade, ao luto, mas também à celebração”, lê-se na proposta.

Numa segunda fase, acrescenta o documento, “considera-se absolutamente indispensável a criação de um centro interpretativo do memorial, para uma contextualização histórica mais aprofundada e para a realização de eventos ligados” a esta temática.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.