Mais uma medalha. Fernando Pimenta conquista prata

Data:

O canoísta Fernando Pimenta conquistou a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku2015.

Na central pista cinco, Fernando Pimenta saiu na frente e liderou mais de meia prova, contudo o húngaro Balint Kopasz atacou por volta dos 750 metros e a reação de Pimenta apenas lhe permitiu ficar a quase impercetíveis 112 milésimos de segundo do magiar, que concluiu em 3.30,963 minutos.

Portugal voltou hoje às medalhas e já soma dez nos II Jogos Europeus, após mais duas pratas no judo de equipas e no contrarrelógio do ciclismo, enquanto o bronze chegou dos trampolins em Minsk.

Os favoritos ao pódio confirmaram-se e surpreendeu a equipa de judo: Telma Monteiro foi a única com medalha individual, o bronze em -57 kg, contudo a equipa conseguiu uma valiosa prata, que podia ter sido ouro, não fosse ter desperdiçado uma vantagem por 3-0 na final, permitindo o 3-3 e depois o desempate favorável à Rússia.

Bárbara Timo, Anri Egutidze e Rochel Nunes, que ‘vingou’ frente a Ksenija Chirisova a perda da medalha de bronze individual em +78 kg, colocaram Portugal a um triunfo do ouro, porém Telma Monteiro, Jorge Fonseca e Jorge Fernandes perderam os seus combates, permitindo a igualdade.

No sorteio pela luta extra, Jorge Fernandes, o último a sair do ‘tatami’, exausto pelo esforço de tentar, infrutiferamente, um ‘ippon’, acabou por perder novamente.

O ciclista Nélson Oliveira protagonizava a mais realista oportunidade de medalha e confirmou o seu potencial, sustentado previamente com o quarto lugar nos Mundiais de 2017, o sétimo nos Jogos Olímpicos Rio2016 e um terceiro posto num ‘crono’ da Volta a França em 2016.

Nelson Oliveira, de 30 anos, cumpriu os 28,6 quilómetros do exercício em 33.31 minutos, a somente 28 segundos do principal favorito, o bielorrusso Vasil Kiryienka. O checo Jan Barta terminou no terceiro posto, a nove segundos do português.

Diogo Ganchinho foi o segundo melhor na qualificação, contudo subiria ao pódio como terceiro nos trampolins: totalizou 58,660 pontos, atrás do bielorrusso Uladzislau Hancharou, com 60,045, que confirmou a sua superioridade nas duas fases, e do russo Mikhail Melnik, com 59,435, que o ‘destronou’.

Terça-feira, nos sincronizados, com Diogo Abreu, ficou em quarto, a sete centésimos do bronze.

A canoagem, de quem Portugal poderá esperar mais pódios, estreou-se com Fernando Pimenta – duas pratas em Baku2015 – a passar diretamente à final de K1 1.000 metros, distância na qual é campeão do Mundo em título.

Em K4 500, o quarteto composto por David Varela, Emanuel Silva, João Ribeiro e Messias Baptista mostrou novamente forte andamento e venceu a sua semifinal, enquanto Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho passaram com o terceiro tempo, indo também disputar a regata das medalhas.

Bronze em Baku2015, com 6-5 à Suíça, a seleção de futebol de praia começou mal, perdendo precisamente com os helvéticos, por 3-1, após prolongamento, depois de 1-1 no tempo regulamentar.

As ginastas Sílvia Saiote e Beatriz Martins foram sextas classificadas na final direta de trampolins sincronizados, pelo que Beatriz não conseguiu repetir o bronze de Baku2015, na altura com Ana Rente.

A atiradora Joana Castelão foi 10.ª classificada no tiro de precisão a 25 metros e decide na quarta-feira, no tiro rápido, se entra nas oito finalistas.

No badminton, Bernardo Atilano e Sónia Gonçalves perderam os respetivos jogos da segunda jornada e agora só a competidora feminina, que tinha ganho na primeira ronda, alimenta esperança de apuramento, na derradeira jornada da fase de grupos.

A seleção lusa soma nos II Jogos Europeus nova medalhas, uma de ouro, por intermédio de Carlos Nascimento, nos 100 metros, e quatro de prata, pela equipa de judo na prova mista, pelo ciclista Nelson Oliveira (contrarrelógio) e pelas ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, em combinado e no exercício dinâmico.

Na prova de equilíbrio, as ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), pela estafeta mista dos 4×400 metros (Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai) e por Diogo Ganchinho nos tranpolins.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.