Lenda do “Beijo sem Fim” inspira festa na aldeia histórica de Sortelha

Data:

A lenda do “Beijo sem Fim” é o mote para a festa que vai acontecer entre sexta-feira e domingo na aldeia histórica de Sortelha, anunciou a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico.

Segundo a fonte, no fim de semana, a aldeia de Sortelha, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, inaugura o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2019” com uma festa inspirada na lenda que é considerada “uma das mais míticas estórias” da localidade.

“Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se”, é referido.

Sortelha aldeia granítica vista do interior

A organização acrescenta que “a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la” e, praticante de bruxarias, “assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra”.

“Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno”, explica a fonte em comunicado enviado à imprensa.

A “romântica lenda” inspira o primeiro evento do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2019”, que inclui um programa repleto de música, gastronomia, animação de rua e visitas guiadas.

A festa é uma oportunidade única para descobrir a “belíssima Aldeia Histórica [de Sortelha], assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento”, refere a Aldeias Históricas de Portugal.

Segundo a fonte, o visitante é convidado a experimentar, por exemplo, antigas vivências do quotidiano dos habitantes da aldeia, como a recriação da ceifa e da malha com o ‘Ti’ Hermenegildo, o ‘Ti’ Raul Clara, o ‘Ti’ Manel Reis, a ‘Ti’ Celeste, a ‘Ti’ Alice e a ‘Ti’ Capitolina, ou aprender a fazer molídeas para transportar cestos no topo da cabeça, como antigamente, com a ‘Ti’ Hortênsia.

“Partindo da temática do romantismo, serão exploradas e partilhadas diversas abordagens artísticas à lenda do ‘Beijo sem Fim’: histórias de papel (teatro itinerante em miniatura), exploração plástica (‘atelier’ de pedras amorosas e ‘atelier’ de origami) e visitas guiadas encenadas com a participação da comunidade, numa partilha de saberes com uma companhia artística”, acrescenta a nota.

Durante os três dias de festa também haverá jogos tradicionais, gastronomia e venda de produtos locais.

O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, associações e agentes económicos locais.

O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2019”, que começa este fim de semana em Sortelha, prossegue no Piódão (06 e 07 de julho), em Linhares da Beira (12 a 14), Marialva (19 a 21), Castelo Novo (26 a 28), Castelo Rodrigo (06 a 08 de setembro), Castelo Mendo (27 e 28), Trancoso (11 a 13 de outubro), Idanha-a-Velha (01 a 03 de novembro), Monsanto (08 a 10), Almeida (29 e 30) e Belmonte (27 a 30 de dezembro).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.