O Instituto Camões e a Universidade de Vigo, Espanha, renovaram o protocolo de cooperação que mantém a I Cátedra Internacional José Saramago, criada em 2015.
A renovação do protocolo foi assinada no passado dia 19, na sede da Reitoria da Universidade de Vigo, pelo presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, na presença do vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia Silva, e da coordenadora de Ensino Português em Espanha e Andorra, Filipa Soares.
Em representação do Reitor da Universidade de Vigo, Manuel Reigosa Toger, assistiram à assinatura a vice-reitora para Assuntos de Comunicação e Relações Institucionais, Mónica Valderrama, o vice-reitor de Ordenação Académica e Professorado, Manuel Ramos, e os professores Burghard Baltrusch, diretor da cártedra e Carlos Nogueira, diretor científico.
“A renovação deste Protocolo reforça o contributo do Camões, I.P. junto da Universidade de Vigo para a consolidação de projetos científicos que priorizam a promoção e transferência de conhecimentos, alicerçada na figura e obra do Nobel português, José Saramago”, refere o Instituto Camões numa nota divulgada no seu portal na internet.
Durante o encontro foram abordadas novas vias de colaboração entre o Instituto e a Universidade de Vigo nas áreas de formação docente inicial e contínua, quer na modalidade e-learning, quer presencial, “com vista ao desenvolvimento de projetos conjuntos que contribuam para a atualização e aperfeiçoamento de métodos e técnicos de ensino” de Português Língua Estrangeira.
A I Cátedra Internacional José Saramago resulta de uma parceria entre entre a Universidade de Vigo, a Fundação José Saramago, a Fundação Eng.º António de Almeida e o Instituto Camões.
O seu principal objetivo é o estudo e a difusão da obra e do pensamento do escritor português, Prémio Nobel da Literatura 1998.
Ana Grácio Pinto