O Porto foi o anfitrião da reunião intercalar da rede internacional ‘Great Wine Capitals Network’ (Capitais de Grandes Vinhedos), que anunciou os vencedores dos prémios de enoturismo. Com a presença de representantes das várias cidades-membro daquela organização e de representantes de diversas instituições do setor do vinho e do turismo fora entregues os prémios ‘Best of Wine Tourism 2020’ em diversas categorias.
A Caves Santa Marta foi vencedora na categoria ‘Arte e Cultura’ associada ao vinho. “É o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe, que há seis anos, vem promovendo a arte através do vinho”, destaca a administração da Caves Santa Marta.
São já vários as marcas da cooperativa de Santa Marta de Penaguião que apresentam rótulos de vinhos criados por pintores. É o caso do Espumante Fonte do Rei com imagem do pintor belga Jean Marie Boomputte; do CSM59 com imagem da pintora brasileira Isabelle Ferrão Marques; do Caves Santa Marta Reserva com imagem da pintora Mafalda Mendonça; do Conde Guião com imagem do pintor António Franchini; do Encostas do Corgo com imagem da pintora Manuela Mendes da Silva e do Lapadas com imagem da pintora brasileira Fernanda Eva.
A Adega Cooperativa de Santa Marta foi fundada em 1959. No ano seguinte, são também criadas no concelho as adegas cooperativas da Cumieira e Medrões. Na década de setenta as três adegas juntam-se comercialmente para se fundirem definitivamente em 1987, dando origem às conhecidas Caves Santa Marta. Em 1998, a empresa vinícola Caves Santa Marta, foi a primeira cooperativa a conseguir um vintage, o Porto Vintage 1998. Em 2001 foi considerada a Melhor Adega Cooperativa do Ano.
Caves Santa Marta ganha prémio na categoria Arte e Cultura
Data: