Sabia que foi uma Rainha portuguesa que inventou a caipirinha?

Data:

“Terra de mosquitos e carrapatos”, queixava-se Carlota Joaquina.

A Rainha nunca gostou do Brasil e fez tudo para que não passasse de uma colónia. Estava cada vez mais afastada do marido, o Rei D. João VI, não suportava o calor e, como Alexandre Borges descreve no livro Histórias Secretas de Reis Portugueses, era frequente ouvi-la gritar que ficaria cega quando voltasse para Lisboa, por estar há tantos anos “no escuro, vendo somente negros”.

Ainda assim, a sua passagem pelo Brasil não foi só negativa: de acordo com alguns historiadores, a Rainha portuguesa foi a responsável pela invenção da caipirinha.

Mandava misturar fruta com cachaça para fazer compotas, mas também ingeria a mistura com gelo para se refrescar.   Alguns documentos mostram que a aguardente de cana encabeçava a lista de compras da cozinha do palácio onde vivia (que não era o mesmo do marido) e que Carlota Joaquina chegava a beber 20 litros por dia do cocktail de lima com açúcar amarelo e cachaça.

Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbón e Bourbón, em castelhano Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Borbón y Borbón (Aranjuez, 25 de Abril de 1775 — Palácio de Queluz, 7 de Janeiro de 1830) foi uma infanta de Espanha por nascimento, e Infanta consorte de Portugal, princesa-consorte do Brasil, Princesa-regente consorte de Portugal, Rainha consorte do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves e Rainha consorte de Portugal por seu casamento com o então Infante português D. João Maria de Bragança (futuro Dom João VI), àquela altura Senhor do Infantado e duque de Beja.

Foi também Imperatriz do Brasil, entre 1825 e 1826. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa, por ter conspirado contra seu marido e ser antiliberal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.