Livro de Gonçalo M. Tavares recebe prémio para melhor tradução no México

Data:

O livro do escritor português Gonçalo M. Tavares intitulado “Uma Menina Está Perdida no seu Século à Procura do Pai” foi distinguido no México com o prémio para melhor tradução de narrativa.

Segundo o grupo editorial, a edição mexicana daquele romance recebeu o Prémio Belas Artes de Tradução Literária Margarita Michelena 2019, o mais importante prémio de tradução do país.

O júri atribuiu por unanimidade o prémio à tradução de Paula Abramo, estando a cerimónia de entrega prevista para dia 28 de junho, em Hidalgo, tendo enaltecido a “alta qualidade” da tradução.

A “excelência” da obra e a notável “tradução da fascinante imaginação de Tavares” que conseguiu manter a “originalíssima” escrita do autor, foram aspetos também destacados pelo júri.

O mesmo livro foi anunciado este ano como finalista do prémio Jean Monnet para o melhor livro europeu publicado em França, colocando o seu autor numa lista da qual figuram “grandes nomes da literatura europeia, como o alemão Bernard Schlink, ou os ingleses Julian Barnes e Graham Swift”, segundo a editora.

“Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai” já havia sido finalista do Prémio Oceanos, no Brasil, e havia recebido o Prémio Tabula Rasa em Portugal, em 2015.

Assim, esta obra, publicada originalmente em 2014, já foi finalista e premiada em quatro países, estando a ser traduzida em várias outras línguas.

Praticamente toda a obra de Gonçalo M. Tavares está a ser traduzida no México, bem como em outros países de América Latina, adiantou a editora.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.