Freguesia da Malcata no Sabugal promove projeto de “cabras sapadoras”

Data:

A Junta de Freguesia da Malcata, no concelho do Sabugal, vai avançar com um projeto de “cabras sapadoras” para fazer a gestão de combustível florestal na rede primária da Serra da Malcata.

O autarca João Vítor Nunes Fernandes referiu que a candidatura da Junta de Freguesia foi aprovada pelo PDR – Programa de Desenvolvimento Rural e contempla, na sua plenitude, a presença de um rebanho com 211 cabras.

O projeto envolve um investimento global da ordem dos 300 mil euros e é financiado em cerca de 100 mil euros.

Segundo o presidente da autarquia da Malcata, o projeto das “cabras sapadoras”, que é “para concretizar logo que possível”, será “importante” para a localidade, para o concelho do Sabugal e para o distrito da Guarda.

A primeira fase está relacionada com a construção dos edifícios de apoio ao rebanho, seguindo-se a instalação dos animais que vão pastar numa área de 181 hectares de baldios situados nos limites da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Pelas contas de João Vítor Nunes Fernandes, o rebanho de “cabras sapadoras” da Malcata vai estar no terreno, em pleno, “no prazo de dois anos”.

O responsável disse hoje que o projeto pretende fazer a gestão de combustível florestal na rede primária, criar postos de trabalho na freguesia e contribuir para “a preservação dos recursos florestais” do limite do Parque e da Reserva Natural da Serra da Malcata.

A Junta de Freguesia também irá fazer o aproveitamento do leite das cabras, pois segundo o seu presidente, está contemplada a criação de “uma sala de ordenha para retirada do leite e respetiva conservação”.

Outra fonte de rendimento poderá estar relacionada com a venda de animais para abate.

“[O projeto] não e só a parte da carne, não é só a gestão do controlo de densidades de matos, mas também a venda de leite, para que se possa criar esse complemento entre estas vertentes”, referiu.

A Junta de Freguesia da Malcata candidatou o projeto com a utilização de cabras da raça “serrana”, mas “é possível que no decorrer da implementação possa passar para a raça autóctone, que é a ‘charnequeira'”, disse João Vítor Nunes Fernandes.

O projeto de introdução de cabras nos baldios da Malcata teve parecer positivo da Câmara Municipal do Sabugal e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A Reserva Natural da Serra da Malcata estende-se ao longo de 16.348 hectares dos concelhos do Sabugal (distrito da Guarda) e de Penamacor (Castelo Branco).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.