O Padrão dos Descobrimentos inaugura a 29 de junho a exposição ‘Are you a Tourist?’ (‘É Você um Turista?’), que convida “a olhar para os turistas e para a suas práticas e, ao mesmo tempo, para outros migrantes e para os residentes, atentando nos nossos encontros quotidianos ou excecionais”.
Segundo os coordenadores da exposição o objetivo último é que “quem nos visita reflita sobre o que é ser turista; queremos interpelar, de igual modo, os ’residentes’ (locais) e os ‘visitantes’ (turistas), debater as práticas turísticas, a arbitrariedade e os limites do turismo”.
A mostra divulga objetos e testemunhos recolhidos entre visitantes e residentes, que falam de uma experiência mais alargada de encontros ou desencontros ‘turísticos’, de pessoas que se cruzam em trajetos diferentes.
Terá ainda um núcleo que destaca a evolução das práticas turísticas nos últimos 50 anos em Portugal e seu enquadramento na evolução do sistema mundo.
A coordenação científica de ‘Are You a Tourist?’ é da responsabilidade de Maria Cardeira da Silva, Marta Prista e Jonas Amarante (CRIA/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas NOVA).
A exposição estará patente ao público de 30 de junho até 30 de novembro.
Padrão dos Descobrimentos inaugura exposição sobre os turistas
