Entre 4 e 7 de julho, em toda a extensão da Praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, realiza-se a Feira Medieval Viking, que a autarquia famalicence afirma ser “o mais extenso evento evocativo da presença viking na Península Ibérica”.
A cidade espera receber milhares de pessoas no espaço central, cionvidando-as “a conhecer um facto histórico que já completou um milénio mas que ainda é desconhecido de muitos”.
“De facto, foi em 2016, que se cumpriram 1000 anos sobre a incursão normanda/viking que foi enfrentada, no ano de 1016, no então Castelo de Vermoim”, refere a autarquia num comunicado.
A Feira Medieval Viking é ainda apresentada como uma oportunidade de partilhar saberes diversos, “num ambiente familiar, acolhedor e divertido”. A organização está a cargo da Escola Profissional CIOR, com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão.
Há mil anos, o território que hoje é Vila Nova de Famalicão já era estratégico no contexto de toda a região e nem os Normandos (Vikings) deixavam de por aqui passar e deixar marcas.
A envolvência da temática Viking no nosso concelho acompanha também, ao nível gastronómico, o bacalhau, alimento que vários especialistas apontam como popularizado em Portugal pela presença normanda no território.
Por este facto, a Feira Medieval Viking liga-se, em complementaridade, com a iniciativa ‘Dias à Mesa’ que, neste particular, promoverá o consumo do bacalhau em diversos restaurantes do concelho.
A Feira Medieval Viking está a chegar a Famalicão
