Morreu José da Silva Sousa (Zé Cachadinha) cantor ao desafio de Ponte de Lima

Data:

A Câmara de Ponte de Lima decretou hoje um dia de luto municipal pelo cantador ao desafio José da Silva Sousa, localmente conhecido por Zé Cachadinha, com o executivo a manifestar um voto de pesar pelo seu falecimento. Em comunicado, o município do distrito de Viana do Castelo, adiantou que o luto municipal será cumprido, na quarta-feira, dia em que se realiza o funeral de Zé Cachadinha.

José da Silva Sousa morreu, na segunda-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

“Com a sua morte, a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, apaga-se também uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio”, refere a autarquia de Ponte de Lima.

Para o executivo municipal, liderado por Victor Mendes (CDS-PP), desapareceu “um dos intérpretes maiores dos cantares tradicionais”.

“Natural da freguesia de Bárrio, Ponte de Lima, foi durante décadas um dos rostos mais emblemáticos das nossas seculares festas e tradições. O que já não se apaga é o seu contributo ímpar na valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico do território que o viu nascer, mas que ele procurou levar até bem longe, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo”, sublinha a autarquia.

Na nota, o executivo adiantou “associar-se a todos os que lamentam a perda inestimável de um alto representante e embaixador do património cultural imaterial da região e manifesta à família enlutada as mais sentidas condolências”.

“Atendendo ao modo como sempre soube prestigiar o nome da nossa Terra, manifestamos um voto de pesar pelo seu falecimento, declarando um dia de luto municipal, dia 12 de junho, em memória do homem e artista que foi o José da Silva Sousa, colocando-se a bandeira de Ponte de Lima a meia haste”, destaca a nota enviada à imprensa.

O corpo encontra-se câmara ardente na Capela de Nossa Senhora da Abadia, no Bárrio, saindo na quarta-feira, para a Igreja Paroquial do Bárrio, realizando-se depois a missa de corpo presente às 18:30, seguida do funeral.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.