“Fátima” de João Canijo estreia-se em França

Data:

O filme “Fátima”, do realizador português João Canijo, estreia-se na quarta-feira nas salas francesas, com exibição em 21 cidades, revelou a produtora Midas Filmes.

A longa-metragem estrear-se-á em Paris, mas também em Lyon, Estrasburgo, Toulouse ou Grenoble, tendo sido antecedida por cinco antestreias, ao longo da última semana, com a presença do realizador e de uma das protagonistas, a atriz Rita Blanco.

“Fátima” é um filme de ficção, que João Canijo rodou com 11 atrizes portuguesas numa peregrinação ao santuário de Fátima e que se estreou nos cinemas portugueses em 2017.

É de Vinhais, no distrito de Bragança, que parte a peregrinação mais longa até Fátima, com mais de 400 quilómetros. É lá que também começa a narrativa ficcional de João Canijo, centrada na convivência entre 11 mulheres a caminho do santuário, a propósito de um 13 de maio.

“Não começou por ser um filme sobre a crença, mas sobre as relações de grupo. E as relações de grupo entre mulheres parecem-me muito mais interessantes do que com homens à mistura”, explicou João Canijo em entrevista à agência Lusa, quando o filme se estreou, em 2017.

O pretexto para João Canijo explorar esse tema acabou por ser a peregrinação a Fátima, que as 11 atrizes – e o próprio realizador – experimentaram no processo criativo e que simularam depois na rodagem.

Em “Fátima” entram as atrizes Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Teresa Madruga, Ana Bustorff, Teresa Tavares, Alexandra Rosa, Íris Macedo, Sara Norte e Márcia Breia.

Apesar de “Fátima” ter uma base documental, o realizador alerta: “Foi tudo absolutamente estudado. (…) Portanto, confunde-se, como em tudo, a personagem com a ‘persona’, mas isso é sempre assim. Os atores nunca saem de si próprios, não se transformam em mais ninguém. E essa confusão também me agrada bastante”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.