António Costa considera barragem do Pisão “grande oportunidade” para o Alto Alentejo

Data:

O primeiro-ministro disse, em Santarém, que a construção da barragem do Pisão, no Crato, Portalegre, entretanto anunciada, constitui “uma grande oportunidade” para o distrito que “mais sofreu com o despovoamento” e “mais empobreceu” nas últimas décadas.

Falando durante uma visita à Feira Nacional da Agricultura, que decorre até dia 16 no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, António Costa apontou este como um dos exemplos do trabalho político de apoio ao esforço dos agricultores, sublinhando que o projeto vai “poder transformar radicalmente todo o Alto Alentejo”.
“Sendo este ano Portalegre a capital dos festejos do nosso Dia de Portugal (10 de junho), é muito importante que haja esta mensagem de que, sendo o distrito que ao longo das últimas décadas mais sofreu com o despovoamento, que mais empobreceu, tem agora uma grande oportunidade, através de um investimento público de muita qualidade, de poder ter uma transformação muito significativa do seu futuro”, declarou.

O chefe do executivo socialista referia-se ao anúncio feito sexta-feira dia 7, no Crato, de um investimento da ordem dos 168 milhões de euros, a concluir em 2027 e que António Costa afirmou ir ter “um poder transformador enorme em todo o Alto Alentejo, à dimensão que o Alqueva teve no Baixo Alentejo”.
Com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, a precisar que a discussão em torno da construção desta barragem se arrasta há 63 anos, Costa frisou que a solução encontrada, juntando os ministérios da Agricultura, da Economia e do Ambiente e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, vai conciliar o uso agrícola, o abastecimento de água e a capacidade de produção de energia, “equação que dá sustentabilidade a um projeto desta natureza”.
Em despacho conjunto publicado em Diário da República, o Governo determinou o início dos trabalhos para a concretização da Barragem do Pisão que envolvem, no imediato, a elaboração de estudos e projetos, avaliação de impacte ambiental e a compatibilização necessária com instrumentos de gestão territorial.
Este projeto hidroagrícola prevê a submersão da pequena aldeia do Pisão, com 60 habitantes.
A Barragem do Pisão, no Alto Alentejo, já foi anunciada por três primeiros-ministros, Mário Soares, António Guterres e Durão Barroso, mas continua por construir.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.