O cineteatro de Almeirim (Santarém) acolheu este fim de semana os primeiros ensaios de “O Fantasma da Ópera”, o musical londrino que será exibido pela primeira vez em Portugal no outono, disse à Lusa o promotor do espetáculo.
Armando Calado disse que o que é considerado “um dos maiores musicais de sempre”, em cena há 33 anos em Londres, vai, na sua versão “100% portuguesa”, envolver mais de 130 artistas, encenados por Pedro Ribeiro, que em 2011 foi um dos novos encenadores selecionados para a Royal Opera House.
Com espetáculos agendados para 18 e 19 de outubro no Coliseu do Porto e 21, 22 e 23 de novembro no Campo Pequeno, em Lisboa, o musical será exibido em Portugal na sua versão concerto, a que foi licenciada pela Lloyd Webber, que aprovou igualmente todos os solistas participantes.
Armando Calado destacou as participações de Sofia Escobar (Christine) e Lara Martins (Carlotta), “as duas cantoras que mais tempo estiveram em cena em Londres a cantar estes papéis desde o início do ‘Fantasma’”.
O trabalho deste fim de semana vai incidir no aperfeiçoamento da dicção inglesa, já que o musical será exibido em Portugal na sua versão original, com legendas, pelo que os cantores estarão, sábado e domingo, a ensaiar com a ‘coach’ Mary Hill, da Royal Academy of Music, em Londres.
Para 19 e 20 de julho, em Lisboa, está previsto o início dos ensaios com “entradas de cena”, já com o encenador Pedro Ribeiro e apenas com as ausências de Sofia e Lara, por estarem envolvidas noutros projetos e pelo domínio que já têm dos papéis que desempenham, disse.
Armando Calado, tenor, natural do concelho de Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), salientou a “oportunidade” que representa trazer a Portugal um espetáculo que é considerado “o musical dos musicais” e que muitos não têm possibilidade de ir ver a Londres.
“Mesmo o bilhete mais caro [150 euros, o mais barato custa 15 euros] é muito mais acessível que ir a Londres ver o espetáculo e, embora não seja a versão encenada, vão ouvir na íntegra”, disse.
A companhia Armando Calado AC Produções conseguiu uma licença exclusiva para apresentar este musical criado em 1986 por Andrew Lloyd Webber em concerto.
A peça conta a história de um músico talentoso que se isola da sociedade por ter o rosto desfigurado. Refugiado num teatro de ópera, em Paris, acaba por se apaixonar por Christine, a jovem órfã a quem dá aulas de canto.
Relacionadas
A guerra no Iémen já causou mais de 10.000 mortos, de entre os quais duas mil crianças e 53 mil feridos, mergulhando a população numa situação miserável de fome e doença, que mata por si só, mais de 100 crianças por dia. Mas pouco se sabe, ou pelo menos pouco se fala, porque as televisões não abrem telejornais num conflito que tem lugar num dos mais pobres países do planeta.