Pousada da Juventude de Braga “entra em funcionamento” em outubro

Data:

A Pousada da Juventude Braga entra em funcionamento em outubro, depois de cerca de um ano de obras de requalificação que representaram um investimento de 1.3 milhões de euros, anunciou o presidente da autarquia.

Ricardo Rio (PSD/CDS-PP/PPM), em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião do Conselho Estratégico da InvestBraga, explicou que a gestão daquele equipamento será a quarta área de negócios da empresa municipal dedicada à dinamização económica do conselho e que hoje ganhou como novos membros do conselho estratégico o ex-ministro da Economia Caldeira Cabral e o ex-presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira.

A reunião do Conselho Executivo da InvestBraga serviu para “fazer uma pré-apresentação dos resultados em termos de didinâmica económica da cidade nas suas várias áreas de atividade (…) e da gestão da Pousada da Juventude, que entra em funcionamento em outubro”, afirmou o autarca.

O equipamento agora requalificado terá capacidade para acolher até 100 utentes, disponibilizando um total de 27 quartos equipados com instalações sanitárias privativas, sendo 4 quartos do tipo duplo, 21 também duplos e quádruplos, um triplo e uma camarata com possibilidade de até 6 camas em beliche.

A gestão da Pousada da Juventude foi entregue à autarquia por um período de 30 anos, segundo um protocolo assinado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Movijovem, sendo que a câmara comprometeu-se a fazer a realização das obras de reabilitação do imóvel.

“A remodelação tem como principal objetivo aumentar a sua capacidade de alojamento para cumprir com as expectativas de atração de Braga e cumprir com os critérios inerentes aos protocolos e funcionamento do Centro de Juventude. Outro aspeto está relacionado com a necessidade de rejuvenescimento da imagem atual da Pousada, pouco apelativa e desfasada dos cânones atuais de conforto”, explicou há cerca de um ano a autarquia em comunicado enviado à Lusa.

O novo Centro de Juventude, que inclui a “rejuvenescida Pousada da Juventude”, manterá em complemento os mesmos serviços de apoio já antes instalados no edifício: os serviços descentrados do IPDJ, a Agência Nacional Erasmus +, Juventude em Ação e a Loja Ponto JÁ.

“A concentração e multiplicidade dos serviços prestados por estas instituições são consideradas uma mais-valia para os jovens e para a atratividade e sustentabilidade do próprio edifício. Continuará também a ser palco de inúmeras atividades dirigidas à população mais jovem”, lê-se no texto.

A localização da Pousada da Juventude, que continua assim na Rua de Santa Margarida, chegou a ser equacionada, tendo sido apresentado como alternativas o antigo Convento de S. Francisco e a Casa das Convertidas, que foi mesmo expropriada pela autarquia, ainda sob gestão de Mesquita Machado (PS).

Aquela expropriação foi revertida já por Ricardo Rio, correndo ainda um processo judiciário contra o ex-autarca socialista.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.