Fogo em Alandroal terá destruído 300 hectares de mato e floresta

Data:

Cerca de 300 hectares de mato, floresta e pasto terão sido destruídos pelo incêndio que deflagrou, na segunda-feira, no concelho de Alandroal, distrito de Évora, segundo uma estimativa divulgada hoje pelo presidente do município.

“Há uma estimativa de cerca de 300 hectares ardidos, o que significa que foi um fogo de dimensões consideráveis”, indicou o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, em declarações à agência Lusa.

O autarca alentejano referiu que a origem do fogo “ainda está a ser apurada” pelas autoridades, mas admitiu que a causa possa estar ligada a “trabalhos agrícolas”.

Segundo disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o incêndio foi dado como dominado às 22:00 de segunda-feira, encontrando-se, desde 01:40 de hoje, em fase de resolução e vigilância, com os trabalhos de rescaldo a envolverem cerca de 90 operacionais, apoiados por 30 veículos.

Três bombeiros das corporações de Alandroal, Vila Viçosa e Borba sofreram ferimentos ligeiros quando combatiam as chamas, tendo sido transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, no distrito de Portalegre, devido a inalação de fumos.

O incêndio devastou uma área de pasto, mato e povoamento florestal, sobretudo eucaliptal, depois de ter deflagrado na zona do Monte das Parreiras, situado entre as localidades de Mina do Bugalho e Rosário.

Segundo o CDOS, o alerta foi dado às 15:32 de segunda-feira, tendo estado envolvidos no combate ao fogo 182 operacionais, incluindo bombeiros de corporações dos distritos de Évora, Portalegre e Santarém, e militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, apoiados por 59 veículos e sete meios aéreos, seis aviões e um helicóptero.

Este incêndio ocorreu precisamente uma semana depois de um outro, também no concelho de Alandroal e na mesma união de freguesias, que chegou a mobilizar 87 operacionais, apoiados por 27 viaturas e cinco aviões.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.