‘National Geographic’ escolheu nove praias fluviais portuguesas que são irresistíveis

Data:

A ‘National Geographic’ publicou no seu site em português, uma galeria de imagens com as nove praias fluviais portuguesas que selecionou, de entre mais de cem existentes em Portugal.
“De Norte a Sul, Portugal tem mais de cem praias fluviais irresistíveis. Selecionámos nove das mais bonitas, “, lê-se no site da instituição.
A ‘National Geographic’ tem mais de 160 milhões de assinantes em todo o mundo, mostrando o planeta em temáticas como aventura, exploração, vida selvagem, povos, culturas e fenómenos naturais.
Os seus documentários exploram desde os mistérios das profundezas do oceano à fauna e flora das florestas tropicais. Está disponível em 25 idiomas, em 143 países fora dos Estados Unidos.

São estas as praias eleitas

Seia
Praia Fluvial de Loriga
Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis. Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado.
Num lugar de muita tranquilidade e sossego, possui boas infraestruturas de apoio, e há ainda a possibilidade de praticar diversas atividades de aventura e passeios pedestres.

 

Valpaços
Praia Fluvial do Rabaçal e Parque de Campismo do Rabaçal
De frente para o rio Rabaçal, a praia fluvial fica no coração de Valpaços, junto ao parque de campismo. Tem um extenso areal, com zona de piquenique, balneários, restaurante e parque de lazer. É também um excelente ponto de partida para os amantes do rafting e da canoagem.
Ali destaca-se também a Ponte de Valtelhas, importante monumento histórico que vale a pena conhecer.

Praia Fluvial do Rabaçal

 

Gavião
Praia Fluvial do Alamal
O extenso areal da praia é ladeado por arvoredo, as madressilvas enleiam-se pelos medronheiros carregados de frutos vermelhos.
Os cheiros dos botões de ouro, da murta, dos lírios selvagens, dos amieiros, dos freixos e dos salgueiros, espelham-se nas águas límpidas do rio. É um espaço singular na sua excelência ambiental, patrimonial e paisagística.

 

Arganil
Praia Fluvial de Piódão
Está escondida nas encostas da Serra do Açor, em plena aldeia histórica de Piódão, uma das mais visitadas do país. À semelhança da povoação, a praia usa o xisto nos acessos e represa de água, fechada apenas no verão.
As imediações são ricas em trilhos pedestres e de BTT, bem assinalados por toda a serra, que permitem uma descoberta completa da região.

Praia Fluvial de Piódão

 

Ferreira do Zêzere
Praia Fluvial do Lago Azul
A albufeira de Castelo de Bode tem um ex-líbris como poucos: rodeada por uma área florestal, a Praia Fluvial da Castanheira, mais conhecida como ‘Lago Azul’, oferece excelentes condições nesta época em que as temperaturas convidam a banhos.
Com uma piscina flutuante, é o cenário ideal para diversos desportos náuticos como passeios de caiaque, gaivota, windsurf e outras atividades. Dispõe de vigilância, posto de socorros, recolha de lixo, sanitários, limpeza de praia, acesso a deficientes, painel informativo e estacionamento

Praia Fluvial do Lago Azul

 

Macedo de Cavaleiros
Praia Fluvial da Fraga da Pegada
É reconhecida como Praia Acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Tem parque infantil e possibilidade de aluguer de canoas e gaivotas. A areia é fina e tem calhaus rolados na margem para mais agradável contacto com o fundo.
Água normalmente acima dos 22ºC à superfície. Há um grande relvado para ser usado como solário. Estacionamento de automóveis junto à praia. Funcionam todas as redes telefónicas.
É um local muito concorrido sobretudo nos fins-de-semana de Jjulho e agosto. Tem dois bares de apoio.

 

Penacova
Praia Fluvial do Reconquinho
Fica na margem esquerda do rio Mondego, em frente à Vila de Penacova. Galardoada, pela primeira vez, em 2013 com a bandeira azul, dispõe de bar, apoios de praia, fluvioteca e animação garantida ao longo de toda a época balnear, proporcionando todas as condições de lazer e diversão.
No Reconquinho situa-se também o centro de Trail Running Carlos Sá, com a particularidade de este local ser o ponto de partida para todos os percursos de trail existentes no concelho de Penacova.

praia-fluvial-de-reconquinho

 

Terras de Bouro
Praia Fluvial do Alqueirão
Situada junto às ponte de rio Caldo, caracterizada pela presença de empresas de aluguer de equipamentos de desporto nautico.
Na praia de Alqueirão fica um parque fenomenal onde se podem passar horas dentro de água e superar todos os desafios que os insufláveis apresentam. Uma atividade para toda a família, seja para relaxar perto da água ou para fazer uma das atividades náuticas disponíveis.

Praia Fluvial do Alqueirão

 

Vinhais
Praia Fluvial da Ponte da Soeira
Na EN 103 que liga Vinhais a Bragança, depois de passar pela aldeia de Vila Verde começa-se a descer para o vale do rio Tuela até surgir uma ponte de cantaria de arco redondo. Depois, é só estacionar e descer à praia fluvial. A praia fica abrigada do vento e com boa exposição solar, propiciando águas tépidas e temperaturas bastante agradáveis para aqueles que gostam de ficar ao sol. O bar de apoio é muito útil para quem queira fazer uma refeição rápida, tomar uma bebida fresca ou um gelado.

Praia Fluvial da Ponte da Soeira

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.