Alunos de Portalegre apresentam nove curtas-metragens no Festival Alto Cinema

Data:

Cerca de 140 alunos de sete escolas do distrito de Portalegre criaram nove curtas-metragens, abordando temas como o ‘bullying’ ou a homossexualidade, que vão ser exibidas num festival de cinema.

As curtas-metragens vão ser apresentadas na primeira edição do Festival Alto Cinema, a realizar na sexta-feira, a partir das 09:30, no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP).

A iniciativa, integrada num projeto desenvolvido pela empresa Cabeçudos, com o apoio da Rede de Promoção do Sucesso Educativo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), envolve alunos dos 2.º e 3.º ciclos dos agrupamentos de escolas de Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Portalegre e Sousel.

“A maior parte das curtas-metragens tem como pano de fundo o ‘bullying’ e uma é sobre ‘cyberbullying'”, adiantou hoje à agência Lusa o responsável da empresa Cabeçudos, Rui Andrade.

Além da anorexia, as curtas-metragens abordam ainda a exclusão, o amor e a homossexualidade feminina, referiu.

Ao longo deste ano letivo, os alunos realizaram oficinas de guionismo, sonorização, realização e filmagens, culminando o trabalho com a realização das curtas-metragens para este festival de cinema.

“O projeto resultou porque as escolas e as câmaras municipais também quiseram e empenharam-se verdadeiramente”, sublinhou o responsável pela Cabeçudos, que desenvolve serviços educativos para as escolas.

Rui Andrade considerou que o trabalho “tem um enorme potencial”, uma vez que aborda temáticas que interessam e contribuem para a “autoestima” dos alunos.

O Festival Alto Cinema, aberto apenas à comunidade escolar, pretende ainda atribuir galardões a diferentes categorias, como Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor História, Melhor Produção, Melhor Realização e Melhor Filme.

O júri é constituído por representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Festival de Cinema Periferias e do Instituto Politécnico de Portalegre, a quem se junta João Albuquerque, especialista em questões da adolescência e juventude, além de um membro da Cabeçudos.

As curtas-metragens voltam depois a ser exibidas, e desta vez de forma aberta ao público em geral, no Festival Periferias, a 17 de agosto, pelas 16:00, no Centro Cultural de Marvão.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.