A secular ‘Andorinha’ é um símbolo do transporte ferroviário e vai ser restaurada

Data:

A ‘Andorinha’ foi construída em 1856 e será a mais antiga locomotiva portuguesa a vapor. Integra o espólio do Museu Nacional Ferroviário em Vila Nova de Famalicão e vai ser agora restaurada.
Segundo a autarquia famalicense, a locomotiva “vai ser alvo de uma intervenção profunda de restauro” que visa assegurar “a salvaguarda deste importante património nacional”.
Num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’, a câmara de Vila Nova de Famalicão refere que a secular locomotiva está parqueada em Nine desde 2002, quando foi retirada da antiga secção museológica de Braga (esteve ali guardada desde 1977).
Agora, “vai viajar” até às instalações do Museu Nacional Ferroviário para ser restaurada por técnicos, num processo coordenado pela Fundação do Museu Nacional Ferroviário, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Junta de Freguesia de Nine.
Antes de iniciar o processo de restauro a ‘Andorinha’ vai estar exposta na ‘Automobilia’, que decorre em Aveiro de 17 a 19 de maio, um evento de promoção, divulgação e preservação histórica dos meios de transporte rodoviários, ferroviários aéreos e marítimos.
Depois e ser restaurada, a histórica locomotiva vai regressar a Vila Nova de Famalicão para ficar em exposição no Museu Ferroviário de Lousado, num novo espaço a ser criado naquele local que vai incluir ainda uma temática alusiva à freguesia de Nine, no contexto da ferrovia.
A ‘Andorinha’ foi fabricada há 163 anos em Inglaterra, por William Fairbaim&Sons, e adquirida em 1857 num lote de quatro locomotivas destinadas ao caminho-de-ferro do Leste (Lisboa-Elvas).
Entre outras funções, assegurou os primeiros serviços rápidos de Santa Apolónia (Lisboa) a Vila Nova de Gaia e o apoio na construção das linhas do Minho e do Douro.
É um símbolo nacional, regional e local, do transporte ferroviário em Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.