O deputado do PS pela Emigração (Círculo da Europa), foi eleito relator do relatório sobre ‘Uma política Europeia para as Diásporas’, numa reunião da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa que se realizou em Zurique, Suíça.
Paulo Pisco explica que o relatório é “um contributo muito importante para que as diásporas dos 47 países do Conselho da Europa possam ser mais reconhecidas e apoiadas, tanto nos países de acolhimento como nos de origem, a partir de recomendações que têm por fim lançar os alicerces de uma estratégia europeia neste domínio”.
O parlamentar revela que o relatório vai analisar as práticas dos diferentes países do Conselho da Europa na relação que mantêm com as suas diásporas, estruturas de apoio institucionais, participação cívica entre outros domínios, no sentido de fazer recomendações que possam contribuir para a sua valorização, melhores apoios e reforço dos laços.
Atualmente existem cerca de 18 milhões de cidadãos da União Europeia a viver noutro Estado-membro e cerca de 22 milhões oriundos de países terceiros, avança ainda Paulo Pisco.
“Trata-se, portanto, de uma realidade muito importante que não pode ser ignorada a nível europeu nem pelos governos nacionais, que têm práticas e ações muito diversas uns dos outros”, destaca.
Paulo Piscos eleito relator do documento do Conselho da Europa sobre as diásporas
