Feira Cultural de Coimbra quer atrair novos públicos

Data:

A Feira Cultural de Coimbra, que decorre de sexta-feira a 10 de junho, quer atrair novos públicos, num evento que conta com a presença do ‘youtuber’ Sirkazzio e que dá destaque à cultura pop na iniciativa “24 horas culturais”.

O evento, que é o sucessor da Feira do Livro da cidade, conta com 200 expositores, dos quais cerca de 80 associados ao artesanato, mais de 50 de livrarias, alfarrabistas e editoras de livros, nove de artes plásticas, 21 de gastronomia e quatro de edições musicais.

“O modelo inicial entrou em dificuldades práticas, quase que tinha definhado e, com o novo conceito, tendo como foco o livro, está aberto a outras componentes de natureza cultural”, afirmou hoje, na apresentação da feira, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

Nesse sentido, a sexta edição da Feira Cultural de Coimbra, que decorre no Parque Manuel Braga, aposta “em atrair novos públicos e manter os públicos que frequentemente visitam a Feira do Livro”, disse o autarca, salientando a criação de um auditório para realizar algumas das iniciativas que vão ter lugar no evento, como é o caso de uma palestra do escritor José Rodrigues dos Santos.

Para além disso, Manuel Machado salientou a aposta noutras componentes culturais, como música ou gastronomia.

“Não estamos a competir com nenhuma outra Feira do Livro, porque a nossa é ímpar. É uma aposta no que há de melhor”, disse.

No que toca à atração de novos públicos, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, frisou a participação da comunidade escolar na Feira Cultural de Coimbra, a presença do “maior youtuber português”, Sirkazzio, no sábado, assim como a iniciativa “24 horas culturais”, de 08 para 09 de junho, que vai estar subordinada ao tema da cultura pop, com um ‘sunset’ e uma “’geek night’ e um ‘geek breakfast'”, com atividades como torneios de videojogos, jogos de tabuleiro ou cinema.

No setor do livro, para além de uma palestra de José Rodrigues dos Santos, a 04 de junho, sobre jornalismo e escrita literária, vão também estar presentes, no domingo, Inês Pedrosa e Pedro Chagas Freitas.

No evento, vai decorrer também um espetáculo de tributo a José Carlos Ary dos Santos, por Joaquim Lourenço. e concertos de Twist Connection (sexta-feira) e Quatro e Meia (09 de junho).

Sessões de contos, dança, atuações de grupos folclóricos, exposições, atividades para crianças, apresentação de ‘cosplays’, um mercado de trocas para crianças e jovens, uma feira de produtos rurais e uma oficina de origami são outras das iniciativas a decorrer na Feira Cultural de Coimbra.

A Feira Cultural de Coimbra termina a 10 de junho com um espetáculo intitulado “Uma Breve História da Música”, produzido pelo Coletivo de Artistas Independentes de Coimbra.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, a Feira Cultural de Coimbra representa um investimento de 250 mil euros (na primeira edição foi de 94 mil euros).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.