Torres Novas volta a recuar no tempo: a Feira de Época chega a 29 de maio

Data:

Torres Novas volta a recuar no tempo com a décima edição da Feira de Época, que este ano tem lugar de 29 de maio a 2 de junho. No ano passado o evento registou mais de 80 mil entradas ao longo dos cinco dias.
Com o tema ‘Tempos Sombrios – D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino’, este ano a ação tem lugar na década de 70 do século XVII
Reina em Portugal D. Pedro II, irmão do malogrado Afonso VI. Vivem-se tempos sombrios. A Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício são instituições que representam o poder e através das quais ele se manifesta. Dona de um controlo social feroz, a Inquisição, leva a cabo perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé.
A par de outras perseguições, condenações e de proibições várias, a intolerância e a vigilância dos comportamentos dos cristãos-novos e de suas famílias têm ainda nesta época um cariz muito violento, onde a denúncia e o medo marcam os comportamentos do dia-a-dia.
As mulheres são socialmente, também, bastante controladas, situação que se perpetua e que não é nova. Regista-se o grande número de mulheres que são enviadas para conventos como forma de penitência.

É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época “pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, atividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, promete a organização.
No recinto da feira, o visitante encontra inúmeros cenários e personagens. Percorrer a mouraria, universo de cores e de cheiros ímpares; empunhar espadas na praça d’armas; entrar no submundo dos enfermos e desvalidos no Postigo da Traição; conhecer outras histórias no Paço dos Robertos ou provar iguarias numa das muitas bodegas da feira são apenas algumas das vivências que este evento tem para oferecer.
As pulseiras livre-trânsito para os cinco dias têm o custo de sete euros e a pulseira diária custa cinco euros. Desconto de família nas pulseiras diárias: 1 filho/a (13 a 17 anos) acompanhado/a pelo pai e/ou mãe 20% de desconto sobre o valor total; 2 filhos/as ou mais (13 a 17 anos) acompanhados/as pelo pai e/ou mãe 30% de desconto sobre o valor total. Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos, inclusive.
Mais informações em www.memoriasdahistoria.pt.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.