Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um sistema de geração automática de programas de robô “para a fabricação de peças de metal de geometria complexa” através de impressão 3D.
Segundo uma nota da FCTUC, o sistema criado pela equipa liderada por Pedro Neto foi desenvolvido no âmbito do INTEGRADDE, “um mega projeto europeu que recebeu um financiamento de 16 milhões de euros” do programa Horizonte 2020 da União Europeia.
Pedro Neto explica que ao contrário do que acontece na manufatura aditiva de plástico, “que está hoje relativamente bem estabelecida, por exemplo na fabricação de protótipos”, a manufatura aditiva de metal ainda está numa fase de desenvolvimento. “As soluções existentes apresentam custos elevados – mão de obra especializada e equipamentos”, acrescenta.
Por isso, “é grande a necessidade de robotização do processo para que este seja mais eficiente, quer em termos de custo, quer na qualidade dos componentes produzidos”, defende o coordenador da equipa de investigadores da FCTUC.
O sistema agora criado pela equipa de Coimbra, e que será integrado na estratégia global das tecnologias que resultarão do INTEGRADDE, “fornece as trajetórias que o robô deve executar, extraídas a partir de modelos 3D dos componentes a produzir”.
“O método desenvolvido permite a fabricação de componentes com geometrias complexas de forma automática, reduzindo drasticamente os tempos de programação dos robôs e parametrização do processo. Além disso, este novo sistema apresenta um carácter genérico que pode ser aplicado em qualquer robô e nos diversos processos de manufatura aditiva de metal”, detalha Pedro Neto.
“Prevê-se que a robotização da impressão 3D de metais «conduza a grandes vantagens competitivas para a indústria reduzindo custos de produção, aumentado a flexibilidade dos sistemas produtivos e permitindo a fabricação de componentes com geometrias complexas”, conclui.
O projeto INTEGRADDE ccentra-se na incorporação da manufatura aditiva de componentes metálicos de médio e grande porte no ambiente industrial europeu, especialmente nas indústrias aeronáutica, aeroespacial, metalomecânica e metalúrgica.
Junta em consórcio 26 parceiros de 11 países – Alemanha, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia.
Faculdade de Coimbra cria sistema de impressão de metais em 3D
