Programa televisivo sobre diáspora na Califórnia chega ao fim 29 anos depois

Data:

O programa televisivo mais antigo sobre a diáspora nos Estados Unidos, “Os Portugueses no Vale”, irá para o ar pela última vez a 30 de junho, 29 anos depois da primeira emissão no canal 49 de Fresno, Califórnia.

É “uma perda” importante para a comunidade luso-americana do vale central, disse o criador e produtor do programa, Diniz Borges, já que uma parte desta comunidade ainda fala maioritariamente português.

O fim da emissão foi provocado pela venda do canal 49 – KNXT, que pertencia à diocese católica do vale de São Joaquim, a uma entidade privada que utilizará a frequência em formato retransmissor e sem programação própria.

“É mais uma voz portuguesa local que se perde”, afirmou o responsável, professor na Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, e presidente do Instituto Português Além-Fronteiras.

“Apesar de a comunidade estar diferente do que era há trinta anos, ainda era essencial porque era uma voz da comunidade local”, disse.

O primeiro programa “Os Portugueses no Vale” foi para o ar em fevereiro de 1990, abordando temáticas e personalidades locais ligadas à diáspora, sendo feito em inglês apenas quando os entrevistados luso-americanos não falavam português.

Diniz Borges sublinha que o canal 49, em emissão aberta, “tinha uma potência extraordinária”, alcançando residentes desde o norte do vale, em Merced, até Bakersfield, uma distância geográfica de quase 300 quilómetros.

“O programa vai cessar a não ser que encontremos alguma alternativa. Existem algumas, mas nenhuma em antena livre como esta”, explicou o produtor.

As alternativas estão a ser estudadas com algumas associações portuguesas e com o recém-criado Instituto Português Além-Fronteiras, mas tal não passará pelas ondas televisivas em antena aberta, o que era precisamente a vantagem para a população local, uma vez que “o canal 49 não exigia cabo, apanhava-se com uma antena normal”.

Vários programas em língua portuguesa chegaram a estar na televisão de antena aberta norte-americana no final dos anos sessenta e início da década de setenta, mas nenhum de longa duração, o que torna “Os Portugueses no Vale” no mais antigo ainda em emissão.

“O que vamos perder é uma parte das gerações anteriores, essa gente é que precisava do canal 49”, sublinha Diniz Borges.

“Embora toda a gente tenha RTP e os canais que vêm de Portugal, em termos de voz local a comunidade idosa vai perder mais, porque são aqueles que falam português”, concluiu.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.