Presunto Varanegra da SEL foi distinguido na Alemanha

Data:

O presunto Varanegra, produzido pela Salsicharia Estremocense (SEL) foi distinguido com uma medalha de ouro no concurso de ‘Qualidade de Presuntos’, realizado em Frankfurt, Alemanha.
O Varanegra já conta com oito medalhas de ouro, três delas internacionais desde do início da sua produção em 2016.
O ‘Concurso Internacional de Qualidade para Presuntos’ tem sido um dos clássicos da semana de competição da IFFA ao longo dos anos. Desta vez, mais de 300 presuntos curados e cozidos, de todo o mundo, foram testados, avaliados e premiados. No final do dia de competição 28 produtos receberam medalhas de ouro, havendo ainda quatro de prata e uma de bronze. O Varanegra de porco alentejano foi um dos 28 premiados com ouro. “Particularmente percetível neste ano da IFFA foi a alta participação de outros países europeus, especialmente da Espanha, Portugal e Itália”, refere uma nota divulgada pela SEL.
O presunto Varanegra, de porco preto criado no campo no Alentejo.
“A liberdade em que o Porco Alentejano é criado, alimentando-se sobretudo de bolota, ervas e tudo aquilo que o campo lhes oferece, fornece uma matéria-prima com características especiais; sendo a sua gordura rica em ácido oleico com características semelhantes à do azeite tem propriedades nutritivas que promovem a redução do colesterol e as suas proteínas contribuem para o crescimento e desenvolvimento muscular e ósseo”, informa a empresa.
A sua carne é suculenta, tenra, com aromas agradáveis, que a tornam muito saborosa e lhe dão um reconhecimento a nível internacional. A criação do Porco Alentejano, é actualmente regulado por uma entidade portuguesa, a ANCPA – Associação Nacional dos Criadores do Porco Alentejano que em conjunto com a ACEPA – Agrupamento Complementar de Empresas do Porco Alentejano, certifica-os como Porco Alentejano, apenas os animais cujo os criadores cumprem criteriosamente todos os processos de criação exigidos

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.