Santana: um destino verdejante com as suas tradicionais casas triangulares

Data:

Santana é uma cidade, sede de concelho, situada na verdejante costa norte da bonita Ilha da Madeira, famosa pelas suas tradicionais casas triangulares de duas águas com tecto de colmo e sobre estruturas de madeiras, coloridas com as típicas cores madeirenses de branco, azul e vermelho, um dos postais mais relembrados deste arquipélago.

Daqui se têm bonitos panoramas sobre a ilha e a costa atlântica, assim como vistas inesquecíveis sobre a Floresta Laurissilva, conjunto de vegetação endémico da Madeira, classificada pela UNESCO como Património Mundial Natural. Vale a pena conhecer o rico Património da região de Santana, tanto o natural, onde existem belíssimas levadas que demonstram a importância agrícola destes terrenos no passar dos tempos, e também todo o fulgor natural quase selvagem da Ilha da Madeira.


Locais como o Pico Cortado, a Achada do Teixeira (a cerca de 1592 metros de altitude), a Cova da Roda ou o Pico Ruivo, demonstram o encanto natural da “pérola do Atlântico”, onde o verde se confunde com a profusão de flores e plantas, na ilha onde a primavera está sempre presente. A cidade de Santana também dispõe de outros dois miradouros: o Miradouro das Cabanas, que permite a visualização do Arco de São Jorge e da ilha do Porto Santo, e o Miradouro do Fortim do Faial, com uma fascinante paisagem sobre a freguesia do Faial, a serra da Penha d’Águia e a vertente norte da Ponta de São Lourenço. As festas religiosas, têm como grande atrativo os tapetes de flores. No próprio dia, cada sítio elabora uma parte do tapete, antes da hora da procissão, para que passe o pároco e o santo a abençoar as flores.
Terminada a procissão, são várias as pessoas que recolhem algumas das flores, que segundo a sabedoria popular as protegerá e lhes dará sorte para o resto do ano.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.