Óbidos só começa a cobrar taxa de dormida no último trimestre deste ano

Data:

O regulamento da taxa de dormida para turistas está em vigor desde dezembro de 2018, mas em Óbidos a taxa só será aplicada no último trimestre de 2019. A Câmara Municipal ainda não aprovou o valor a cobrar.
O regulamento da Taxa Turística, publicado em novembro de 2018 em Diário da República, para entrar em vigor no primeiro dia de dezembro, estipula a aplicação de uma taxa a todos os hóspedes com mais de 13 anos que pernoitem no concelho.
Contudo, seis meses depois, a medida ainda não está a ser aplicada porque “ainda não foi aprovado o Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças do Município de Óbidos, que define o valor da taxa a cobrar”, explicou à agência Lusa o presidente da autarquia (distrito de Leiria), Humberto Marques (PSD).
Aquando da aprovação do regulamento da Taxa Turística pela Assembleia Municipal de Óbidos, em setembro de 2018, Humberto Marques avançou uma estimativa de que a taxa deveria ser fixada “em um euro” por cada hóspede com idade superior a 13 anos que pernoite em estabelecimentos hoteleiros, apartamentos, aldeamentos e empreendimentos turísticos, parques de campismo ou alojamento local do concelho.
O valor, disse o autarca, “mantém-se e é o que vai ser cobrado”, mas só depois de aprovada a tabela de taxas.
Esta “será votada na câmara em junho, depois submetida a consulta pública e só depois aprovada numa assembleia municipal extraordinária que será marcada até ao mês de setembro, especificamente para esse efeito”, especificou.
O atraso na aprovação do regulamento teve a ver, segundo Humberto Marques, “com a necessidade fazer o levantamento e atualização de todas as taxas e tarifas cobradas pelo município”, estabelecendo “valores que cumpram a lei, sem excederem o preço do serviço, mas também sem ficarem abaixo desse custo”.
A expectativa do autarca é de que a taxa de dormida comece a ser cobrada “a partir do mês de outubro”, o que reduzirá “para cerca de um terço” a receita de cerca de 200 mil euros que o município previa arrecadar este ano.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.