Principais acontecimentos registados no dia 24 de maio, Dia Europeu dos Parques Naturais. Também neste dia Salazar recusava suspender o fornecimento de Volfrâmio à Alemanha, temendo as represálias daquele país.
1830 – Início da primeira ligação de caminhos-de-ferro, nos EUA, para o transporte regular de passageiros, entre Baltimore e Elliott’s Mills.
1844 – Samuel Morse inaugura linha de telégrafo nos EUA, entre Washington e Baltimore, com a mensagem ”Eis o que Deus forjou”.
1883 – Abre ao tráfego a Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque.
1898 – Nasce o escritor português Ferreira de Castro, autor de “A Selva” e “Emigrantes”.
1900 – O Reino Unido anexa o estado de Orange, em África.
1930 – É publicado o primeiro número do “Diário de Coimbra”.
1941 – II Guerra Mundial. O navio de guerra alemão Bismarck afunda o cruzador britânico Hood, no Atlântico Norte. Morrem mais de 1300 pessoas.
1944 – Salazar reafirma a recusa da suspensão do envio de volfrâmio para a Alemanha nazi, num encontro com o embaixador inglês, apesar das pressões do Governo britânico e do próprio presidente Óscar Carmona.
1947 – É criada a OCDE, para gerir o Plano Marshall de reconstrução da Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial. Tem início o Fórum, com a presença do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. O Conselho ministerial reúne-se nos dias 25 e 26.
1956 – Lys Assia vence a primeira edição do Festival Eurovisão da Canção. “Refrain” foi a canção em francês que deu à cantora suíça o primeiro troféu da competição.
1958 – Fundação da agência de notícias United Press International com a fusão da United Press e da International News Service.
1974 – É fundado o Partido Popular Monárquico, a partir da Convergência Monárquica.
1976 – França e Reino Unido abrem a ligação transatlântica do Concorde para Washington.
1978 – Estreia-se, em Paris, a versão orquestral de “Notations”, de Pierre Boulez, sob a direção do compositor.
1980 – O Tribunal Internacional ordena ao Irão que liberte os reféns norte-americanos. Teerão recusa.
1981 – Morre, aos 40 anos, num desastre aéreo, na fronteira com o Peru, o presidente equatoriano Jaime Roldos Aguilera.
1989 – É anunciada a instalação, em Portugal, a breve prazo, da primeira estação de tratamento de resíduos tóxicos no valor de 35 milhões de euros.
1994 – São condenados a 240 anos de prisão os autores do atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, em 1993.
1995 – Morre o antigo primeiro-ministro britânico Harold Wilson. Tinha 79 anos.
2000 – As forças israelitas abandonam o Sul do Líbano, pondo fim a 18 anos de ocupação.
2001 – O Partido Democrata retoma a maioria no Senado dos EUA, pela primeira vez desde 1994, com o abandono da bancada republicana pelo senador Jim Jeffords, do Vermont.
2004 – O paquete Lobo do Mar, construído pelos Estaleiros de Viana do Castelo, recebe o “Óscar” da construção naval da Royal Institution of Architects, do Reino Unido.
2005 – António Guterres é nomeado Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
2006.- O Supremo Tribunal de Justiça rejeita o recurso do advogado das vítimas do Caso Camarate, confirmando a prescrição do Tribunal da Relação de Lisboa.
– O escritor angolano Luandino Vieira recusa o Prémio Camões 2006.
2007 – O Tribunal de Justiça europeu condena Portugal por incumprimento dos prazos para a transposição para o direito nacional de uma lei comunitária sobre proteção dos trabalhadores e de uma diretiva sobre avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente, bem como pelo facto de a legislação portuguesa não reconhecer automaticamente os títulos profissionais no domínio da arquitetura de outros Estados-membros.
– Os ministros que têm a tutela da comunicação social na União Europeia chegam a um acordo político sobre a diretiva “Audiovisual sem Fronteiras”, que flexibilizará as atuais regras da publicidade televisiva.
– O Fianna Fail, do primeiro-ministro Bertie Ahern, vence as eleições legislativas na Irlanda, obtendo 78 dos 166 lugares no parlamento.
2009 – O cineasta estreante João Salaviza, de 25 anos, recebe a Palma de Ouro do Festival de Cannes pela curta-metragem “Arena”.