Neste dia aconteceu – 24 de maio

Data:

Principais acontecimentos registados no dia 24 de maio, Dia Europeu dos Parques Naturais. Também neste dia Salazar recusava suspender o fornecimento de Volfrâmio à Alemanha, temendo as represálias daquele país.

1830 – Início da primeira ligação de caminhos-de-ferro, nos EUA, para o transporte regular de passageiros, entre Baltimore e Elliott’s Mills.

1844 – Samuel Morse inaugura linha de telégrafo nos EUA, entre Washington e Baltimore, com a mensagem ”Eis o que Deus forjou”.

1883 – Abre ao tráfego a Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque.

1898 – Nasce o escritor português Ferreira de Castro, autor de “A Selva” e “Emigrantes”.

1900 – O Reino Unido anexa o estado de Orange, em África.

1930 – É publicado o primeiro número do “Diário de Coimbra”.

1941 – II Guerra Mundial. O navio de guerra alemão Bismarck afunda o cruzador britânico Hood, no Atlântico Norte. Morrem mais de 1300 pessoas.

1944 – Salazar reafirma a recusa da suspensão do envio de volfrâmio para a Alemanha nazi, num encontro com o embaixador inglês, apesar das pressões do Governo britânico e do próprio presidente Óscar Carmona.

1947 – É criada a OCDE, para gerir o Plano Marshall de reconstrução da Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial. Tem início o Fórum, com a presença do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. O Conselho ministerial reúne-se nos dias 25 e 26.

1956 – Lys Assia vence a primeira edição do Festival Eurovisão da Canção. “Refrain” foi a canção em francês que deu à cantora suíça o primeiro troféu da competição.

1958 – Fundação da agência de notícias United Press International com a fusão da United Press e da International News Service.

1974 – É fundado o Partido Popular Monárquico, a partir da Convergência Monárquica.

1976 – França e Reino Unido abrem a ligação transatlântica do Concorde para Washington.

1978 – Estreia-se, em Paris, a versão orquestral de “Notations”, de Pierre Boulez, sob a direção do compositor.

1980 – O Tribunal Internacional ordena ao Irão que liberte os reféns norte-americanos. Teerão recusa.

1981 – Morre, aos 40 anos, num desastre aéreo, na fronteira com o Peru, o presidente equatoriano Jaime Roldos Aguilera.

1989 – É anunciada a instalação, em Portugal, a breve prazo, da primeira estação de tratamento de resíduos tóxicos no valor de 35 milhões de euros.

1994 – São condenados a 240 anos de prisão os autores do atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, em 1993.

1995 – Morre o antigo primeiro-ministro britânico Harold Wilson. Tinha 79 anos.

2000 – As forças israelitas abandonam o Sul do Líbano, pondo fim a 18 anos de ocupação.

2001 – O Partido Democrata retoma a maioria no Senado dos EUA, pela primeira vez desde 1994, com o abandono da bancada republicana pelo senador Jim Jeffords, do Vermont.

2004 – O paquete Lobo do Mar, construído pelos Estaleiros de Viana do Castelo, recebe o “Óscar” da construção naval da Royal Institution of Architects, do Reino Unido.

2005 – António Guterres é nomeado Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

2006.- O Supremo Tribunal de Justiça rejeita o recurso do advogado das vítimas do Caso Camarate, confirmando a prescrição do Tribunal da Relação de Lisboa.

– O escritor angolano Luandino Vieira recusa o Prémio Camões 2006.

2007 – O Tribunal de Justiça europeu condena Portugal por incumprimento dos prazos para a transposição para o direito nacional de uma lei comunitária sobre proteção dos trabalhadores e de uma diretiva sobre avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente, bem como pelo facto de a legislação portuguesa não reconhecer automaticamente os títulos profissionais no domínio da arquitetura de outros Estados-membros.

– Os ministros que têm a tutela da comunicação social na União Europeia chegam a um acordo político sobre a diretiva “Audiovisual sem Fronteiras”, que flexibilizará as atuais regras da publicidade televisiva.

– O Fianna Fail, do primeiro-ministro Bertie Ahern, vence as eleições legislativas na Irlanda, obtendo 78 dos 166 lugares no parlamento.

2009 – O cineasta estreante João Salaviza, de 25 anos, recebe a Palma de Ouro do Festival de Cannes pela curta-metragem “Arena”.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.