O trânsito e o estacionamento em Guimarães vão estar condicionados a partir desta segunda-feira, devido à realização da fase final da Liga das Nações de futebol, no início de junho, anunciou a autarquia vimaranense.
A alameda que circunda, a nascente, o Estádio D. Afonso Henriques, palco da meia-final entre as seleções da Holanda e da Inglaterra, no dia 6 de junho, às 19:45, e do jogo de atribuição do terceiro e do quarto lugares, no dia 9, às 14:00, vai estar encerrada ao trânsito e ao estacionamento entre 20 de maio e 11 de junho, devido à instalação do equipamento necessário para as transmissões televisivas.
A proibição de estacionamento alarga-se às ruas Doutor Arnaldo Sampaio, que confina com o estádio a poente, e Doutor José Pinto Rodrigues, a norte, entre 22 de maio e 11 de junho – o trânsito nestas ruas vai ser proibido entre 6 e 9 de junho.
Em junho, a circulação rodoviária deixa de estar condicionada apenas nas ruas contíguas ao estádio e alarga-se a outras zonas da cidade – entre os dias 04 e 10, o trânsito vai estar proibido na rua Francisco Agra, que passa junto à sede dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Entre 6 e 9 de junho, precisamente o período em que os jogos vão decorrer, o trânsito vai ser proibido em mais ruas próximas do Estádio D. Afonso Henriques e também em quase todo o centro histórico da cidade – apenas cinco ruas no limite da área classificada desde 2001 como Património Mundial, pela UNESCO, vão estar abertas.
Nesse período, a circulação vai estar condicionada pela PSP e pela Polícia Municipal num raio de cerca de um quilómetro em torno do estádio.
Além dos dois jogos que se vão realizar em Guimarães, a fase final da primeira edição da Liga das Nações conta ainda com dois jogos no Estádio do Dragão, no Porto – a meia-final entre Portugal e Suíça, no dia 5 de junho, às 19:45, e a final, no dia 9, às 19:45.