Principais acontecimentos registados no dia 18 de maio, Dia Internacional do Fascínio das Plantas, Dia Nacional do Cocktail, Dia Europeu de Combate à Obesidade e Dia Nacional de Combate à Obesidade Dia Internacional dos Museus:
1605 – Filipe II de Portugal e III de Espanha reabre o Mosteiro de S. Vicente, em Lisboa, que mandara reedificar.
1836 – Nasce Wilhelm Steintz, fundador do xadrez moderno.
1890 – Inauguração da Estação Central do Rossio, em Lisboa.
1898 – Começam os trabalhos da Conferência da Haia, primeira reunião de representantes dos principais estados mundiais, para aprovação dos acordos sobre a guerra e a resolução pacífica de conflitos.
1911 – Morre, com 50 anos, o compositor austríaco Gustav Mahler, em Viena.
1920 – Nasce em Wadowice, cidade do extremo sul da Polónia próxima de Cracóvia, Karol Wojtyla, João Paulo II.
1942 – II Guerra Mundial. O “New York Times” noticia que as forças nazis assassinaram centenas de milhar de judeus da Polónia e dos Estados bálticos.
1944 – II Guerra Mundial. As forças Aliadas desalojam os alemães da localidade de Monte Cassino, em Itália.
1053 – Jacqueline Cohran torna-se a primeira a bater a barreira de som num avião emprestado pela Força Aérea canadiana.
1958 – O comício de apoio à candidatura de Humberto Delgado, no Liceu Camões, em Lisboa, decorre sob a vigilância da PIDE e da polícia de choque.
1974 – Morre o professor Amorim Ferreira, presidente da Academia das Ciências de Lisboa. Tinha 74 anos.
1980 – O vulcão de Santa Helena, no estado de Washington, EUA, entra em erupção, após 123 anos de inatividade. Morrem 57 pessoas.
1984 – O vice-primeiro-ministro e ministro português da Defesa, Mota Pinto, e o secretário norte-americano da Defesa, Caspar Weinberger, assinam o acordo que renova a presença dos EUA nos Açores.
1989 – A Venezuela vive a primeira greve geral dos últimos 50 anos. Um protesto contra a política governamental, pelo não pagamento da dívida externa do país.
1990 – Os governos da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã assinam o tratado de união económica e monetária.
1993 – Os dinamarqueses votam a favor do Tratado de Maastricht da União Europeia.
1994 – O ex-presidente da Venezuela Carlos Andrés Pérez é preso por ordem do Supremo Tribunal, por suspeita de desvio de fundos públicos.
1995 – A comissão de relações exteriores do Senado norte-americano proíbe a venda de armas ligeiras à Indonésia.
1998 – Maria José Ferro Tavares é eleita reitora da Universidade Aberta. É a primeira mulher a presidir uma universidade pública portuguesa.
1999 – O alpinista português João Garcia, 31 anos, atinge o cume do Monte Evereste.
2001 – O Boavista sagra-se campeão nacional de futebol da época 2000-01, pela primeira vez na história do clube.
2003 – 92,46% dos eleitores eslovacos votam a favor da adesão à União Europeia.
2004 – Portugal e o Vaticano assinam a Concordata que acaba com o regime de isenção fiscal dos padres com profissões laicas e reconhece a especificidade da Universidade Católica Portuguesa.
2006 – São aprovadas novas regras de doação de órgãos, eliminando a proibição da doação em vida de órgãos regeneráveis, entre pessoas sem parentesco.
2007 – A Autoridade da Concorrência autoriza a compra da Portugália pela TAP.
2009 – O presidente norte-americano, Barack Obama, volta a apoiar a criação de um Estado palestiniano na presença do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu. Obama exorta Israel a congelar os colonatos.
2010 – A Grécia recebe a primeira tranche do empréstimo de emergência, no valor de 14,5 mil milhões de euros