Proibição de queimadas e de queimas em dez distritos prolongada até amanhã

Data:

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, determinaram o prolongamento da proibição de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração até ao dia 16 de maio, “nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal” informa um comunicado conjunto dos dois ministérios.
O Governo tinha assinado no passado dia 10 de maio, um despacho que proibia a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração entre sábado (dia 11) e terça-feira (dia 14), nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. Mas na terça decidiu prolongar o período de proibição até amanhã, naqueles distritos, devido ao elevado risco de incêndio.
Entende-se por sobrantes de exploração, “o material lenhoso e outro material vegetal resultante de atividades agro-florestais”
O despacho conjunto resulta de três fatores, uma das quais prende-se com “as recentes informações disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para a manutenção do elevado risco de incêndio rural, decorrente do quadro meteorológico previsto para as próximas 48 horas, para a globalidade do território do Continente”.
O aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) à população sobre o perigo de incêndio rural e o comunicado da mesma instituição que determina “o prolongamento do Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal até às 23h59 de dia 16 de maio”, são,os outros dois fatores.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.