O rei de Portugal que morreu de ataque de piolhos

Data:

D. Filipe II de Espanha e I de Portugal tinha a alcunha de El Rey de los Papeles, tal era a obsessão pela organização.

Nasceu em Valladolid a 21 de Maio de 1527 e morreu em São Lourenço do Escorial a 13 de Setembro de 1598, tendo sido o décimo oitavo Rei de Portugal.

Filho de Carlos V e de D. Isabel de Portugal, era neto de D. Manuel I e candidato natural à sucessão do trono, que veio a herdar, na sequência do desastre de Alcácer Quibir que vitimou D. Sebastião. Nas cortes de Tomar, Filipe II é aclamado Rei de Portugal com o compromisso de respeitar os foros e as isenções de Portugal e nomear apenas governadores portugueses ou membros da família real para o novo reino.

Homem inteligente, culto e instruído, amante da arte, do colecionismo e, em particular, da arquitetura, elege a religião como pilar da sua governação, pretendendo mesmo assumir o controlo do funcionamento da Igreja nos seus territórios, o que gerou animosidade por parte dos papas Pio V e Paulo IV.

No Convento de Cristo é responsável pelo início da grande e magnífica obra de engenharia hidráulica, que constitui o Aqueduto do Convento. Este equipamento permitiu tornar a vida monástica autónoma, em termos do abastecimento de água potável.

Era um burocrata que passava horas fechado no gabinete: escrevia tudo, anotava cada detalhe dos negócios do império, acumulava resmas de papel. Só a gota o impedia de tomar mais apontamentos: a doença causava-lhe tantas dores que ficava com as mãos imobilizadas.

Também sofria de febres terçãs (picos de febre a cada três dias, típica da malária) e um edema prendia-o à cama durante dias: diz-se que até foi preciso abrir um buraco no colchão para que os seus fluidos corporais saíssem.

O espanhol não tinha uma saúde forte, mas não foi de nenhuma doença grave que acabou por morrer; foi de piolhos. Na madrugada de 13 de Setembro de 1598, um ataque de pitiríase causado por uma invasão de parasitas matou o rei mais poderoso do planeta.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.