A ‘Andorinha’ foi construída em 1856 e será a mais antiga locomotiva portuguesa a vapor. Integra o espólio do Museu Nacional Ferroviário em Vila Nova de Famalicão e vai ser agora restaurada.
Segundo a autarquia famalicense, a locomotiva “vai ser alvo de uma intervenção profunda de restauro” que visa assegurar “a salvaguarda deste importante património nacional”.
Num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’, a câmara de Vila Nova de Famalicão refere que a secular locomotiva está parqueada em Nine desde 2002, quando foi retirada da antiga secção museológica de Braga (esteve ali guardada desde 1977).
Agora, “vai viajar” até às instalações do Museu Nacional Ferroviário para ser restaurada por técnicos, num processo coordenado pela Fundação do Museu Nacional Ferroviário, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Junta de Freguesia de Nine.
Antes de iniciar o processo de restauro a ‘Andorinha’ vai estar exposta na ‘Automobilia’, que decorre em Aveiro de 17 a 19 de maio, um evento de promoção, divulgação e preservação histórica dos meios de transporte rodoviários, ferroviários aéreos e marítimos.
Depois e ser restaurada, a histórica locomotiva vai regressar a Vila Nova de Famalicão para ficar em exposição no Museu Ferroviário de Lousado, num novo espaço a ser criado naquele local que vai incluir ainda uma temática alusiva à freguesia de Nine, no contexto da ferrovia.
A ‘Andorinha’ foi fabricada há 163 anos em Inglaterra, por William Fairbaim&Sons, e adquirida em 1857 num lote de quatro locomotivas destinadas ao caminho-de-ferro do Leste (Lisboa-Elvas).
Entre outras funções, assegurou os primeiros serviços rápidos de Santa Apolónia (Lisboa) a Vila Nova de Gaia e o apoio na construção das linhas do Minho e do Douro.
É um símbolo nacional, regional e local, do transporte ferroviário em Portugal.
A secular ‘Andorinha’ é um símbolo do transporte ferroviário e vai ser restaurada
