O acervo de 160 mil volumes de três instituições centenárias fundadas por portugueses no Brasil, vai ser avaliado por especialistas da Biblioteca Nacional de Portugal.
A missão técnica, que começa hoje, vai inventariar o acervo do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (fundado em 1850), do Grémio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará (1868) e do Gabinete Português de Leitura de Salvador da Bahia (1863).
A iniciativa, que assenta num protocolo de colaboração celebrado em janeiro entre a Biblioteca Nacional de Portugal e o Instituto Diplomático, teve origem em visitas realizadas àquelas instituições pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, refere uma nota conjunta das secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas e da Cultura.
![]() | ![]() |
Ainda segundo a nota, as deslocações feitas pelo governante “permitiram dialogar com os dirigentes das três instituições sobre a importância de preservar aqueles valores culturais” e culminaram na realização desta missão cujo objetivo é “analisar o espólio daquelas entidades e estudar a possibilidade de se proceder à digitalização e preservação dos exemplares mais relevantes e raros”.
A primeira ação de valorização do património lierário das três instituições aconteceu em 2018 com o apoio da rede diplomática e consular de Portugal no Brasil, à reedição de ‘A Arte da Cosinha’, livro do século XIX da autoria de João da Matta. O livro pertence ao espólio do Grémio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará e as receitas obtidas com a sua venda, reverteram para aquela instituição do estado brasileiro do Pará.
“Os Gabinetes de Leitura fundados por portugueses no Brasil constituem espaços extraordinários de valorização do saber e da cultura. É importante preservarmos este valioso legado, para que possamos prevenir episódios trágicos como os ocorridos com os incêndios que danificaram o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, ou o Museu Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro”, defende o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, citado no comunicado.

Visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Grémio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará
Já a Secretária de Estado da Cultura, destaca que a missão técnica enviada pela Biblioteca Nacional de Portugal “permitirá analisar o importante espólio literário que existe nos gabinetes de leitura portugueses de Belém do Pará, Recife e Salvador da Baía, trabalho de grande relevância para a preservação da cultura e língua portuguesas”. “Com esta iniciativa será possível preservar os bens culturais mais importantes para o projeto de digitalização em curso”, completou Ângela Ferreira.
O trabalho dos especialistas da Biblioteca Nacional inicia-se no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco. A missão partirá depois para a cidade de Belém, no estado do Pará, onde se situa o Grémio Literário e Recreativo Português. A última instituição a ser visitada será o Gabinete Português de Leitura de Salvador da Bahia, cidade onde os técnicos irão terminar o seu trabalho a 27 de maio.
A missão foi preparada com o apoio da Embaixada de Portugal em Brasília, sendo implementada, nas diferentes cidades, com o apoio dos serviços consulares de Portugal em Belém do Pará, Salvador da Baía e Recife e das entidades associativas a visitar.