Finalmente a Boeing adquire 80 por cento da Embraer

Data:

A americana Boeing vai assumir o controle de produção civil da brasileira Embraer, com a formação de uma joint venture avaliada em 4,75 mil milhões de dólares, que vai lhe permitir concorrer com a europeia Airbus no setor de aeronaves regionais. O protocolo de acordo foi anunciado na passada quinta-feira, poucos dias depois de a Airbus selar uma aliança com a canadiana Bombardier para fabricar aviões de médio alcance C Series, concorrentes da Embraer.

O novo grupo, de capital fechado, será controlado em 80% pela Boeing, e apenas 20% ficarão com a Embraer. O grupo americano vai gerir as “atividades da Embraer no setor da aviação comercial e de serviços”, indica um comunicado conjunto dos novos sócios.

O acordo final será submetido à aprovação do governo brasileiro – que dispõe de uma “golden share”, que dá poder de veto a Brasília em questões estratégicas da Embraer. As duas empresas “vão passar a oferecer um portfólio completo de aviões comerciais (de 70 a mais de 450 assentos)”, segundo o comunicado.

Queda espetacular na bolsa de valores

A expectativa é que a associação seja contabilizada a partir do começo de 2020 no capital da Boeing. Os mercados tinham festejado com forte alta nos últimos meses a perspectiva de aproximação entre a Boeing e a Embraer, mas receberam o anúncio desta quinta-feira com algum pessimismo e pouco depois de meio-dia, as ações da companhia brasileira na Bovespa caíram mais de 15%.

Desde que foi anunciado que Boeing e Embraer estavam em negociações, em 21 de dezembro do ano passado, até esta quarta-feira, 4 de julho, as ações da Embraer tiveram alta de 63%.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.