Maria Leal da Costa apresenta ‘Mãos que falam’ em Monsaraz

Data:

‘Mãos que falam’ é o título da mais recente exposição de escultura de Maria Leal da Costa
Foi inaugurada ontem e pode ser vista até 7 de julho na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na aldeia medieval de Monsaraz (concelho de Reguengos de Monsaraz), no Alentejo.
“Nesta exposição, cada mão ganha existência e comunica um sentido distinto, em função de quem a olha e interpreta. Um périplo que toma como referencial o domínio da gestualidade, com o riquíssimo acervo de símbolos que lhe está associado”, explica uma nota divulgada pela autarquia de reguengos de Mionsaraz.
A obra de Maria Leal da Costa encontra-se representada em coleções privadas e públicas em Portugal e no estrangeiro.
Realizou, por exemplo, a escultura ‘Indagações’ para o edifício sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, as esculturas públicas ‘Paul Harris’ e ‘Torre de Belém’ em Lisboa, ‘Castanheiro’, ‘Inspiração’, ‘Voo’ e ‘Flor de São Tiago’ em Marvão, ‘Cavalo Lusitano’ e ‘Jogo de Memórias’ em Portalegre, ‘D’Amor’ em Évora e ‘Cavalo Alter Real’ em Alter do Chão.
A artista fez também esculturas tácteis com acessibilidade comunicativa para cegos e pessoas com mobilidade reduzida em Marvão, Penafiel e Lisboa.
Maria Leal da Costa expõe regularmente os seus trabalhos desde 1994 em Portugal, Espanha, China, Itália, França, Bélgica, Lituânia, Inglaterra e Estados Unidos da América.
Em 2011 foi publicado o livro ‘Voar, poems and pictures resting on the sculptures of Maria Leal da Costa’ e em 2015 o livro ‘Maria Leal da Costa – Escultura’, sobre 25 anos do seu trabalho.
Em 2017 foi apresentado o documentário sobre a sua obra, intitulado ‘O Gesto Escultórico’, e recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Marvão.
‘Mãos que falam’ integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 18h.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.