A ponte medieval do Rio Sabor é uma das mais belas de Portugal

Data:

A ponte fica situada no Rio Sabor, entre Izeda e Santulhão, constituída por cinco arcos: quatro medianos e o do meio bastante grande.

Embora comummente referida como “romana”, a Ponte de Izeda, alçada sobre o rio Sabor entre a freguesia de Izeda, concelho de Bragança, e a vizinha Santulhão, esta já pertencente a Vimioso, é um magnífico exemplar de arquitectura pontística, com seus múltiplos arcos e perfil “em cavalete”.

Sendo uma construção de fábrica inequivocamente baixo-medieval, esta ponte mostra-se estreita e dotada de guardas, sob a forma de muretes de topo abaulado.

Em 1860, devido a uma grande cheia, o rio destruiu uma parte dela. Pelos anos 1938 deram-se as obras de renovação. Em 1987 foi erguida, a escassas centenas de metros, uma segunda ponte, em betão armado e tabuleiro reto assente sobre múltiplos pilares (cerca de 250 metros de comprimento e 40 de altura).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.