A aluna portuguesa que faleceu num acidente de acidente de viação na Hungria tinha 16 anos e fazia parte de um grupo de oito pessoas que seguia num minibus: seis alunos e duas professoras do ensino secundário.
Uma notícia divulgada esta manhã no ‘Sul Informação’, refere que se trata de estudantes da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro.
O jornal algarvio, que cita o diretor do agrupamento escolar, Francisco Soares, revela ainda que a vítima mortal é uma aluna do 10º ano daquela escola.
Os estudantes, que participaram numa experiência de intercâmbio, o encontro encontro ‘Erasmus+’, são todos de 10º ano.
O acidente deu-se quando os alunos já se estavam a deslocar para o aeroporto de Budapeste, e “um pesado embateu no autocarro”, acrescentou o diretor ao jornal.
O falecimento foi confirmado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que indicou que o acidente grave, ocorreu “a cerca de 70 km da cidade de Budapeste”.
José Luís Carneiro disse ainda que a embaixadora portuguesa na Hungria está já a acompanhar de perto o assunto.
“A nossa embaixadora já está a desenvolver todas as diligências com as autoridades” para garantir apoio “quer em relação à família da (jovem) que acaba de falecer, mas também em relação (ao rapaz)] que está hospitalizado com ferimentos graves”, afirmou.
De acordo com o secretário de Estado, a embaixada foi informada pela polícia local às 08h30 de hoje, sendo que o acidente aconteceu cerca das 04h da manhã.
O governante confirmou que o minibus “foi abalroado por outro veículo”. Os feridos foram transportados para o hospital Cegléd, adiantou ainda.
O embate levou um rapaz a ficar internado “em estado grave”, mas os outros portugueses “encontrar-se-ão bem”, referiu.
O secretário de Estado das Comunidades adiantou que já falou com os pais da aluna que morreu, tendo apresentado as condolências em nome do Estado português.