Manteigas organiza corrida de montanha com mais de 1.800 atletas

Data:

O concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, recebe no fim de semana uma corrida de montanha que mobiliza mais de 1.800 participantes e que constitui uma mais-valia para a dinamização económica da região.

O evento Estrela Grande Trail, organizado pela Câmara Municipal de Manteigas e pela Armando Teixeira – Outdoor Events, vai decorrer no sábado e no domingo na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

“Manteigas vai ter novamente muitos atletas na área do trail, da corrida de montanha, num território privilegiado e com condições ímpares para a prática desta modalidade”, referiu o presidente da autarquia de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho.

Segundo o autarca, com a realização da prova estarão “mais de 1.800 pessoas no território, mobilizadas pelo concelho de Manteigas”.

A iniciativa mobiliza participantes nacionais e estrangeiros e é considerada “uma das melhores provas do país”, disse.

Realiza-se “em paisagens únicas do planalto central da Serra da Estrela” e visa “demonstrar o grande potencial de atratividade que o concelho [de Manteigas] tem para a prática dos desportos de montanha”, referiu Esmeraldo Carvalhinho.

O evento desportivo inclui quatro provas de corrida em montanha: Estrela Grande Trail (com 80 quilómetros), Estrela Orion Belt (49 quilómetros), Estrela Taurus (26 quilómetros) e Estrela Ursa Minor (15 quilómetros).

A prova está centrada em Manteigas, mas abrange os vizinhos concelhos de Seia, Gouveia e Covilhã.

“Atravessa as zonas, do meu ponto de vista, mais atrativas do concelho de Manteigas, com declives bastante acentuados, com subidas bastante acentuadas, aquilo que é mais intrínseco à prática do trail, ainda por cima numa paisagem única e natural como é o Parque Natural da Serra da Estrela”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Esmeraldo Carvalhinho, no fim de semana, “quase dois milhares de pessoas vão andar pelo concelho de Manteigas, a animar a economia local”.

“Neste momento [no concelho de Manteigas], temos 565 camas e não temos camas para tanta gente. O que é verdade é que mobilizamos toda a área do tecido económico no âmbito da hotelaria, das dormidas e também da restauração, apanhando todo o núcleo central da Serra da Estrela, praticamente desde Oliveira do Hospital até à Guarda”, disse.

O autarca lembra que há dez anos, quando também foi presidente do município de Manteigas, apostou no desporto e lançou as iniciativas Manteigas Capital do BTT e Manteigas Capital dos Trilhos Verdes.

Uma década depois, reconhece que a aposta está “a dar frutos” e hoje, aquele município que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, está a “receber resultados positivos” dessa estratégia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.