O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atingiu 46%, índice mais alto desde desde a sua chegada ao poder no dia 20 de janeiro de 2017, informou uma pesquisa do instituto Gallup. De acordo com o Gallup, 46% dos americanos aprovam o governo Trump, contra 50% que o desaprovam.
No começo de março, só 39% tinham uma opinião positiva das ações do presidente. A nova pesquisa foi feita após uma série de indicadores económicos positivos e da divulgação do relatório do procurador especial Robert Mueller descartando o conluio entre a equipa de campanha de Trump e a Rússia durante as eleições presidenciais de 2016.
Trump afirmou que o relatório o iliba de qualquer culpa e o inocenta completamente, entendimento contestado por políticos democratas.
A pesquisa foi realizada entre 17 e 30 de abril, antes das últimas revelações sobre um email de Mueller para o secretário de Justiça, Bill Barr, no qual o procurador especial discorda com a forma como o ministro resumiu e divulgou a sua investigação.
Outra razão para o crescimento da aprovação é a situação económica favorável. Um relatório do começo de abril revelou que o Produto Interno Bruto americano cresceu 3,2% no primeiro trimestre. Na sexta-feira, foi anunciado que o desemprego atingiu os valores mais baixos desde há 50 anos em abril.
A aprovação de Trump era de 45% no começo de abril, de acordo com o Gallup. Enquanto o percentual aponta que o apoio de Trump permaneceu estável — a mudança de um ponto percentual está dentro da margem de erro — também sugere que Trump manteve a tendência positiva que vem desde o começo de março, quando sua aprovação era de 39%.
Entre os republicanos, a aprovação de Trump é de 91%, mas cai para 12% entre os democratas, informou o Gallup. A pesquisa foi feita com 1.024 adultos e tem uma margem de erro de 4%.