Bifanas de Vendas Novas vão ter “três dias de feira”

Data:

As famosas bifanas de Vendas Novas, no distrito de Évora, vão ter “três dias de feira”, este mês, numa iniciativa do município para promover o produto gastronómico mais genuíno da cidade e a economia local.

A segunda Feira da Bifana de Vendas Novas, cujo programa foi hoje divulgado pela câmara municipal, vai decorrer entre os dias 17 e 19 deste mês, no Parque de Feiras e Mercados da cidade, com a participação de oito estabelecimentos detentores da marca.

“Com o superar de expectativas” em relação à primeira edição do certame, realizada no ano passado, “não podíamos ficar de braços cruzados”, afirmou o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, em declarações à agência Lusa.

O autarca assinalou que a primeiro edição foi apresentada como “um projeto piloto” e que a adesão “foi surpreendente”, considerando necessário “dar continuidade” à feira e ao “trabalho já iniciado para uma estratégia para a valorização do produto e de afirmação de Vendas Novas como Capital da Bifana”.

“É uma feira de valorização de um produto gastronómico que tem uma importância económica muito grande para o concelho e, até, do ponto de vista turístico”, porque “muitas pessoas vêm de propósito para degustar as nossas bifanas”, realçou.

Luís Dias indicou que, desde 2016, estão a crescer as vendas de bifanas nos cafés e restaurantes do concelho, referindo que a estimativa do município referente a 2017 aponta para “3.400 bifanas” vendidas diariamente.

“As bifanas não são apenas uma moda passageira, são um produto que já tem muitos anos de história no concelho e que está ligado à nossa própria historia, porque Vendas Novas sempre foi um território de passagens”, notou.

Além das bifanas, a feira inclui um programa cultural, com cante alentejano, fanfarras, grupos de percussão, sevilhanas, bailes e, como novidade, a realização do concurso “O Rei da Bifana”, que vai premiar quem conseguir comer mais bifanas.

A iniciativa, que tem entrada gratuita, conta com a parceria da Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e o apoio de várias entidades.

O evento coincide com a tradicional feira de maio, em Vendas Novas, que anualmente recebe cerca de uma centena de feirantes e milhares de visitantes.

As Bifanas de Vendas Novas, que começaram por ser confecionadas há mais de 30 anos num café junto à Estrada Nacional 4 (EN4), que atravessa a cidade, são conhecidas por todo o país e são marca registada desde 2011.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.