Presidente diz que português é hoje mais falado em Macau

Data:

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu hoje que a língua portuguesa é atualmente mais falada em Macau do que no tempo da administração portuguesa e manifestou a certeza de que irá permanecer após 2049.
No último dia da sua visita de Estado à República Popular da China, Marcelo Rebelo de Sousa prossegue um programa intenso em Macau, sem intervalos, onde tem repetido a mensagem de que “a diferença” desta região administrativa especial é o que lhe dá valor, destacando a importância da presença da língua portuguesa.
Num encontro com a comunidade portuguesa, autoridades locais, empresários e agentes culturais, na residência do cônsul-geral em Macau, referiu que “é essa a força que explica por que é que hoje há quem fale português em Macau em maior número do que havia há 20 anos, há 30 anos, há 40 anos ou 50 anos ou há 100 ou há 200”.
Em seguida, o chefe de Estado português argumentou que “não é por causa da Lei Básica (da Região Administrativa Especial de Macau)” que vigora desde 1999 que Macau é diferente.
“A Lei Básica fala num prazo de 50 anos. O que são 50 anos para uma cultura milenar como a chinesa e para uma cultura de quase mil anos como a portuguesa? Não é nada”, defendeu.
Marcelo Rebelo de Sousa, que já adiantou ser provável o seu regresso a Macau em dezembro para a celebração dos 20 anos da transição da administração de Portugal para a China, mostrou-se confiante na preservação da língua portuguesa para além de 2049.
“Ai, tenho a certeza, tenho a certeza absoluta, porque é isso que contribui para fazer a diferença de Macau”, afirmou, durante um passeio a pé no centro histórico, onde salientou que o Presidente chinês, Xi Jinping, “conhece a especificidade de Macau”, o que é “uma grande vantagem”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.