‘Festival da Rota do Atum’ leva mais de 30 eventos a Porto Santo

Data:

De 4 a 9 de junho, a ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, realiza o ‘Festival Rota do Atum’, que integra mais de 30 eventos durante seis dias.

“A recetividade e o entusiasmo que sentimos por parte de todos os agentes envolvidos direta e indiretamente têm sido tão grandes que acredito estarmos perante um evento que, mais do que marcante, irá ajudar a dinamizar a economia local”, refere Bruno Martins, diretor-geral do Vila Baleira Resort, promotor do festival.
Do vasto programa desta II edição contam-se concursos gastronómicos, visitas aos atuneiros, noites com música temática, jantares vínicos, showcookings, exposições de fotografia, dança, assim como workshops no Vila Baleira Resort e em outros pontos da cidade.
Eventos que prometem voltar a fazer do ‘Festival Rota do Atum’ o ponto alto na exaltação e promoção de um peixe que tem nas águas do Porto Santo um dos maiores cardumes do mundo.
“A diversidade da programação irá dar a oportunidade aos visitantes e comensais de conhecer não só a variedade gastronómica que é possível confecionar com atum, como também conhecer in loco o duro trabalho da pesca dos atuneiros”, revela a organização.
A entrada no festival é livre, com os menus de almoço a um preço fixo de 20 euros e os de jantar a 25 euros nos restaurantes aderentes.
Quanto às propostas gastronómicas, o festival assegura diversidade e riqueza na apresentação do atum, desde os pratos mais típicos ou simples, até às opções e sabores mais arrojados e inovadores.

Competição ‘O Atum é a Estrela’

À semelhança da primeira edição, este ano está de regresso a competição ‘O Atum é a Estrela’.
Aberta a profissionais de cozinha com restaurantes em Porto Santo, esta iniciativa colocará à prova a criatividade e qualidade dos participantes, elegendo as três melhores propostas.
Este ano, como novidade, além da categoria ‘Profissionais’ haverá também a categoria ‘Restaurantes’.
Todos os dias existirão workshops e jantares temáticos com chefs de cozinha de várias proveniências, que mostrarão a polivalência do atum na gastronomia.
Itália, França, Filipinas, Austrália, Japão e, naturalmente, Portugal estarão representados com profissionais de grande prestígio.
Bruno Martins quer que “o atum seja a verdadeira estrela no palco das atenções gastronómicas”, assumindo a iniciativa como “uma forma de divulgar a iguaria, mas também impulsionar a promoção da ilha, do turismo e da economia local”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.